Nova Mesa Diretora vai trabalhar pela valorização do Legislativo paulista

Fernando Capez, Enio Tatto e Edmir Chedid foram eleitos para o biênio 2015-2017
16/03/2015 20:16 | Da Redação Foto: Roberto Navarro

Compartilhar:

Edmir Chedid, Fernando Capez e Enio Tatto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168467.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nova Mesa Diretora da Assembleia: Edmir Chedid, segundo secretário, Fernando Capez, presidente e Enio Tatto, primeiro secretário<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168468.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em seu discurso, logo após ser eleito para presidir a Assembleia Legislativa, Fernando Capez deu o tom do que deve ser a preocupação principal da nova Mesa Diretora da Assembleia, formada também pelo primeiro secretário, Enio Tatto, e pelo segundo secretário, Edmir Chedid.

O órgão comanda todas as atividades administrativas e parlamentares da Alesp.

Coesos na forma de administrar e na visão quanto à importância do Parlamento, os deputados foram unânimes em seus discursos ao defender ações pela valorização do Legislativo paulista.

Ao fazer uma análise do momento de crise de confiança por que passam as instituições, Fernando Capez conclamou seus pares a se unirem com o objetivo de resgatar para a Assembleia Paulista o seu protagonismo original.

Capez lembrou sua vivência junto ao Ministério Público, como Procurador de Justiça, em que aprendeu o valor de fatores como a união, a seriedade na conduta, a eficiência do resultado, a consecução das metas institucionais e a comunicação adequada com a sociedade. Prometeu assentar sua gestão em dois pilares: a austeridade e a eficiência.

O novo presidente propôs que a Assembleia paulista participe presencialmente de questões por todo o Estado. Outra bandeira de sua gestão é a oposição à figura do Relator Especial: " adianto que não retiraremos um único projeto sob análise das comissões para entregá-lo à ultrapassada figura do Relator Especial, cuja feição é autoritária e antidemocrática. As questões devem ser julgadas e decididas pela comissão temática", afirmou.

Primeiro e segundo secretários

Enio Tatto, reeleito primeiro secretário, lembrou que nos últimos anos vários projetos foram desenvolvidos. "Na minha primeira gestão à frente da primeira secretaria dei prosseguimento a essas iniciativas, ampliando e inovando a sua abrangência, sempre com vistas a fortalecer o Parlamento paulista", disse. Sua principal preocupação junto à primeira secretaria foi melhorar as condições de trabalho e estimular os servidores da Assembleia Legislativa. Na gestão que ora se inicia, Tatto deverá continuar a dedicar-se à melhoria na qualificação dos funcionários da Casa, além de debater com os membros da Mesa Diretora e demais parlamentares ações para valorizar e fortalecer cada vez mais o Parlamento estadual.

Edmir Chedid reiterou sua disposição no trato com todo o rigor no controle dos gastos públicos para o fortalecimento da economia. "Este será um período marcado por desafios, principalmente os relacionados aos investimentos em áreas do Estado consideradas primordiais", lembrou.

"O Executivo tem promovido ajustes para chegar a uma estabilização econômica ante a crise observada em nível nacional. Por isso, aqui na Assembleia Legislativa temos cobrado e também apoiado as iniciativas adotadas a fim de buscar um ajuste econômico que atenda as necessidades de São Paulo", disse.

Duas mulheres ocupam a 1ª e a 2ª vice-presidências

Após a eleição do presidente e dos 1º e 2º secretários, os deputados votaram os ocupantes dos demais cargos da Mesa Diretora. As quatro vice-presidências foram ocupadas, em ordem, por Maria Lúcia Amary (PSDB), Analice Fernandes (PSDB), Jooji Hato (PMDB) e Antonio Salim Curiati (PP). Adilson Rossi (PSB) foi escolhido para o cargo de 3º secretário e Afonso Lobato (PV) para o de 4º secretário.

alesp