Programa Nascentes em Piracaia


23/03/2015 17:58 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Geraldo Alckmin e Patrícia Iglecias (dir.) durante plantio de mudas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168606.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin e a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, participaram nesta sexta-feira, 20/3, do plantio de mudas de espécies nativas em uma área de mata ciliar degradada, às margens do rio Cachoeira, no sítio Beira-Rio, em Piracaia, marcando o lançamento do módulo Piracaia 1 do Programa Nascentes. A iniciativa contou com o apoio de Edmir Chedid (DEM).

A medida tem por objetivo recompor a biodiversidade e os corpos d"água e promover a restauração ambiental nas bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira, como a represa da Cachoeira, um dos quatro grandes reservatórios, a partir do plantio de mudas em Áreas de Preservação Permanente (APPs) localizadas em áreas de, no mínimo, dez hectares. A primeira fase abrange seis propriedades rurais próximas à represa Cachoeira.

"A meta é restaurar 4.464 mil hectares de matas ciliares e proteger 784 mil quilômetros de cursos d"água por meio do direcionamento de investimentos públicos e privados às bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba-Capivari-Jundiaí", disse Alckmin.

Cerca de 6,3 milhões de mudas serão plantadas inicialmente. Os recursos para custeio do Piracaia I são provenientes de pagamento de passivo ambiental, da ordem de R$ 35 mil por hectare.

A produção de mudas conta com o trabalho de reeducandos de cinco penitenciárias em regime semiaberto. "Esse é um momento histórico, que deve abranger todo Estado", comentou Patrícia Iglecias.

echedid@al.sp.gov.br

alesp