Congresso discute ações para expandir o turismo no Brasil

Em debate, meios de fomentar o setor em época de crise econômica
30/03/2015 18:17 | Da Redação: Fotos Roberto Navarro

Compartilhar:

Roberto de Lucena, Fernando Capez, Vinicius Lage e Alex Manente <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168844.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Ministro Vinicius Lage<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168845.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> 7º Congresso Brasileiro Convention & Visitors Bureaux<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168846.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Célia Leão e Itamar Borges (dir) em debate sobre os caminhos para fomentar o turismo <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168847.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Foi realizado nesta segunda-feira, 30/3, na Assembleia Legislativa, o 7º Congresso Brasileiro Convention & Visitors Bureaux. O evento, que contou com a presença do ministro do Turismo, Vinicius Lage; do secretário estadual de Turismo, Roberto de Lucena; do deputado federal Alex Manente (PPS/SP); dos deputados estaduais Célia Leão (PSDB) e Itamar Borges (PMDB), reuniu representantes de diversos Conventions Bureaux do país e de diversas entidades ligadas à atividade turística, em um debate sobre os caminhos para fomentar o setor em um momento econômico restritivo do país.

O ministro Vinicius Lage destacou o trabalho dos diversos envolvidos no setor e reafirmou que o ministério está de portas abertas para trabalhar em conjunto com as várias entidades e encontrar alternativas para implementar o turismo neste momento de crise. Falou do impacto da Copa do Mundo no setor e das perspectivas com a realização das Olimpíadas e destacou o papel do turismo de negócios e eventos como elemento fundamental para a economia do país.

Itamar Borges e Célia Leão falaram da importância do setor para a economia e se colocaram totalmente comprometidos com as entidades para criarem caminhos para a expansão do turismo no Estado.

O secretário estadual Roberto de Lucena destacou o trabalho da Confederação para o fomento do turismo no Estado e reafirmou a parceria com a secretaria. Alex Manente, presidente da Comissão de Turismo da Câmara Federal, ressaltou o trabalho dos presentes em favor do setor e destacou que espera que em setembro seja aprovada a lei de incentivo ao turismo no Congresso.

Segundo o presidente da Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux, Márcio Santiago de Oliveira, o evento foi uma oportunidade dos participantes trocarem experiências e propor iniciativas para qualificar e desenvolver o setor, atraindo mais recursos para o turismo. "Encontros como esse fazem nossa rede crescer e se profissionalizar. O setor amadureceu e se qualificou muito nos últimos anos. O turismo não é e nem pode ser mais visto apenas do ponto de vista social, de sol e praia. Ele é de suma importância para o desenvolvimento dos negócios, da economia do país e na geração de empregos", observou.

Profissionalização do setor

A Confederação Brasileira de Convention & Visitors Bureaux responsável pela organização do evento é formada por entidades afiliadas que atuam no país, responsáveis por promover o turismo por meio de ações para profissionalização do setor, promoção do destino como sede para eventos e visitação, além de realizar pesquisas e estudos na busca de estratégias para o crescimento da atividade turística de cada região.

Os presentes ao evento lembraram que as atividades ligadas ao turismo geram receita, criam empregos e colaboram para melhorar a qualidade de vida da população. Segundo o ministro Vinicius Lage, existe um esforço do ministério e de seus parceiros, para que o Brasil salte da nona para a quinta posição entre maiores economias do mundo no segmento turismo.

alesp