Frente em defesa dos institutos de pesquisa e fundações será reinstalada

Será debatido o futuro de fundações sob risco de extinção
31/03/2015 20:40 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

Reunião da Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168876.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Neder,  coordenador da frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168877.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Frente em defesa dos institutos de pesquisa e fundações será reinstalada <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168878.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Neder e participantes na reunião da frente<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-03-2015/fg168879.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Frente Parlamentar em Defesa dos Institutos Públicos de Pesquisa e das Fundações Públicas do Estado de São Paulo será reinstalada, em ato marcado para o dia 7/4, às 13h.

A decisão foi tomada em reunião de representantes de entidades do setor com o deputado Carlos Neder (PT), nesta terça-feira, 31/3. Ele foi o coordenador da frente, que se extinguiu em março, com o término da 17ª Legislatura, e deve ser reconduzido ao cargo com a retomada das atividades do órgão.

Durante o ato, deverá ser debatida a situação da Fundação Prefeito Faria Lima/Cepam e da Fundação do Desenvolvimento Administrativo (Fundap), entidades cuja extinção está prevista em projetos do Poder Executivo, já em tramitação na Casa.

Também será convidado a participar do evento um especialista que possa falar, de forma mais geral, sobre a reforma do Estado. "Esse é um enigma que temos que decifrar: de que forma o governo pretende fazer essa reforma, que começa com a Cepam e a Fundap, mas vai atingir outros órgãos. Precisamos aprofundar o debate sobre o perfil dessas entidades nesse cenário", observou Neder.

Já são 32 os deputados que assinaram o requerimento para que a frente parlamentar volte às atividades. Durante a reunião, uma comitiva de representantes de institutos de pesquisa e fundações, acompanhada por Neder, deslocou-se até o gabinete do deputado Davi Zaia (PPS) para convidá-lo a ocupar a vice-coordenadoria da frente. O convite foi aceito.

alesp