Municípios de todo o Brasil já recebem boletins eletrônicos do Acervo Histórico

Fundado em 1996, o acervo pretende difundir seu compromisso com a memória do Legislativo paulista
07/04/2015 16:12 | Da Redação

Compartilhar:

Visite regularmente:  www.al.sp.gov.br no link Acervo Histórico<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg168910.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Criado para organizar a memória do Poder Legislativo de São Paulo, por onde passaram e foram discutidos os temas mais importantes do Estado de São Paulo e do Brasil, o Acervo Histórico da Assembleia Legislativa dispõe hoje de uma vasta documentação que serve de apoio para alunos, pesquisadores e interessados em conhecer a história do Brasil - que se desenrola e é construída nos debates diários que acontecem nas suas dependências -, mas que, por falta de divulgação, ainda é pouco conhecida da grande maioria do público. Ciente disso, a divisão gestora do acervo resolveu produzir e distribuir, em papel e meio eletrônico, boletins que mostram a importância dos documentos em seu poder.

No primeiro boletim, referente ao bimestre novembro/dezembro de 2014, na seção Documento em Foco, foram registrados trechos dos discursos dos deputados João Batista Botelho (PTN/MTR), José Felício Castellano (PDC) e Nelson Pereira (UDN) nas primeiras semanas após a deposição do presidente João Goulart. O primeiro discurso é inédito, já que as sessões ocorridas logo após o golpe militar jamais foram para o Diário Oficial.

Curiosidades como essa dão o tom da singularidade desses documentos. A gestora da divisão, a doutora em história Mônica Horta, lembra que o Acervo Histórico disponibilizou, em seu site na internet www.al.sp.gov.br no link Acervo Histórico ), um patrimônio fundamental para quem quer conhecer a história política, econômica e social do Estado de São Paulo.

Há também uma biblioteca com cerca de 25 mil volumes, que abriga algumas obras raras, acervo fotográfico, com mais de 150 mil documentos entre imagens e negativos produzidos entre 1950 e 2010, e material de audiofonia, com gravação das sessões do Legislativo. Segundo Mônica, esse material é estratégico para se compreender a formação e a trajetória do Estado de São Paulo.

O segundo boletim abordou os 180 anos de existência da Assembleia Legislativa, a imigração alemã em São Paulo, e a continuação da sessão Compromisso com a Memória, com a publicação da biografia do deputado Cid Franco (PSB), quando foi cassado em 1964 pela ditadura civil-militar recém instalada.

A divulgação dos boletins em papel e em meio eletrônico para escolas, repartições públicas e demais casas legislativas do país, tem gerado cartas de agradecimento e incentivo à continuidade da publicação dos boletins.

alesp