Exposição ao benzeno pode causar câncer


09/04/2015 11:43 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Danilo Fernandes e Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169110.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Procurado pelos trabalhadores em postos de combustíveis, vítimas e potenciais vítimas do benzeno, o deputado Marcos Martins (PT) protocolou em março, na Assembleia Legislativa, projeto de lei que proíbe o abastecimento além do nível automático da bomba nos postos de combustíveis. O PL visa evitar que os vapores do benzeno sejam inalados por frentistas, passageiros, proprietários de veículos e de postos de abastecimento.

"A primeira audiência pública realizada na Alesp nesta nova legislatura foi justamente sobre os malefícios do benzeno. Este é apenas o primeiro passo em busca da exposição zero. Com a realização desta audiência esperamos que os demais deputados da Casa entendam que se trata de uma questão de vida ou morte, e nada pode ser mais importante do que isso", completou.

O benzeno é um subproduto do petróleo, do carvão e do gás natural, podendo entrar no corpo através da respiração, da pele ou por ingestão. Hoje, os trabalhadores de plataformas de extração de petróleo e funcionários de postos de abastecimento de combustíveis são as categorias mais vulneráveis aos problemas causados pelo benzeno.

A publicação Efeitos da Exposição ao Benzeno para a Saúde, da Fundacentro (Ministério do Trabalho), aponta o produto como altamente tóxico, principalmente para o sistema formador do sangue, e como causa de câncer. Segundo o médico Danilo Fernandes, especialista em risco químico e câncer ocupacional, não existem níveis seguros de exposição.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp