SOS Racismo terá local adequado


10/04/2015 16:02 | Da assessoria da 1ª secretaria

Compartilhar:

Tatto (esq.) e lideranças do grupo<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169128.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 1º secretário da Assembleia, deputado Enio Tatto (PT), recebeu em seu gabinete, no dia 9/4, representantes do movimento negro que querem assegurar espaço e condições adequadas ao funcionamento do serviço SOS Racismo, criado pela Resolução 753/94, da própria Assembleia. O SOS Racismo tem por objetivo garantir atendimento jurídico e psicológico às vítimas da discriminação e do preconceito. Trabalha para que ninguém seja discriminado por causa da cor, gênero, origem, credo, orientação sexual ou deficiência.

Conforme o 1º secretário, a Mesa Diretora publicará um ato destinando a sala 301 da Assembleia Legislativa ao SOS Racismo e também garantirá toda a infraestrutura necessária para o funcionamento do serviço. "Será um local apropriado para acolher de maneira satisfatória a pessoa discriminada", disse Enio Tatto. Anteriormente o SOS Racismo estava instalado no subsolo do prédio da Assembleia em local inadequado.

Quanto à infraestrutura, o 1º secretário afirmou que a Mesa Diretora garantirá todos os recursos para incrementar o atendimento do serviço. "Não adianta entregarmos um espaço sem os equipamentos necessários para atender de maneira eficiente pessoas que sofreram discriminação ou preconceito", acrescenta o deputado.

Participaram da reunião com o 1º secretário: Antonia Maria Corrêa e João José Elias de Oliveira, do Grupo Negro e Políticas Públicas da Assembleia Legislativa, Gislei Monteiro Camargo e Dulcilene Cerqueira Napoleão, do SOS Racismo e do Movimento Negro Unificado (MNU), Gegê, da Central de Movimentos Populares, Manoel Júlio Vieira, do gabinete da deputada Leci Brandão (PCdoB), Celso Martins Fontana, advogado antirracismo, Carlos Henrique, da Associação Arte e Artesão, Airson da Costa, da União de Negros e Negras pela Igualdade (Unegro) e Juliana Azevedo, do Movimento da Pastoral Afro.

etatto@al.sp.gov.br

alesp