Inflação e retração do PIB preocupam municípios


13/04/2015 19:55 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Afirmação de Chedid ocorreu durante entrevista à imprensa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169169.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A estimativa de inflação para 2015, que poderá chegar a 8,2% pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), e a consequente retração no Produto Interno Bruto (PIB) preocupam não só analistas do mercado financeiro, mas também prefeitos paulistas, afirma o 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM).

O parlamentar garantiu que o índice da inflação estimado pelo IPCA, calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esteve entre as discussões dos gestores públicos que participaram do Congresso Estadual dos Municípios, realizado pela Associação Paulista dos Municípios (APM), em Serra Negra (Região Administrativa de Campinas).

"A estimativa está no boletim Focus divulgado pelo Banco Central. A projeção para o crescimento da economia também se manteve pessimista segundo este boletim. A expectativa é de retração próxima de 1,01%. Esse resultado se dará, ainda de acordo com o boletim Focus, em razão da retração prevista de 2,64% na produção industrial", complementou.

Edmir Chedid afirmou que a divulgação das estimativas destes números irá resultar em médio prazo em menos investimentos e queda no repasse de recursos da União e do Estado para os municípios. "A estimativa já resultou na revisão orçamentária dos programas e projetos que beneficiam os municípios, que também deverão se adequar neste ano", comentou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp