Semana Estadual da Diabetes Tipo 1


16/04/2015 15:48 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

Compartilhar:

Gil Lancaster<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169322.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os mais de 13,4 milhões de brasileiros que sofrem de diabetes tipo 1 poderão ganhar em breve uma importante ferramenta para enfrentar a doença. O Diário Oficial do Estado publicou, em sua edição de sábado, 11/4, o Projeto de Lei 415/2015, de autoria do deputado estadual Gil Lancaster (DEM), que institui em São Paulo a Semana Estadual do Diabetes Tipo 1.

A proposta prevê a criação de seminários, debates e eventos voltados ao tema, incluindo palestras em escolas estaduais, campanhas com testes gratuitos em locais públicos e inclusão social dos portadores de diabetes tipo 1.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o país ocupa o quarto lugar no ranking mundial da doença, atrás apenas de China, Índia e Estados Unidos. "Muitas características do diabetes tipo 1 ainda são pouco conhecidas e muitas vezes compreendidas de forma equivocada", explica Gil Lancaster.

O deputado acredita que a criação de campanhas educativas vai ajudar no tratamento e garantir que os pacientes tenham mais qualidade de vida. "Uma pesquisa revelou que 34% das pessoas diagnosticadas com diabetes não sabem se sofrem do tipo 1 ou 2, e isso é muito grave, porque as duas doenças têm causas, complicações e tratamentos diferentes um do outro", diz o democrata.

O diabetes 1, que ocorre com maior frequência em crianças, adolescentes e jovens adultos, é definido como uma doença autoimune (quando o corpo passa a atacar o próprio organismo), que compromete a produção adequada de insulina pelo pâncreas. Por isso, muitos pacientes precisam de injeções diárias deste hormônio. "Há o risco de falência do fígado, dos rins e até cegueira se não houver a reposição diária de insulina. Por isso, é fundamental que o Estado divulgue mais informações sobre a doença para que as pessoas possam se tratar adequadamente", justifica Gil Lancaster.

gillancaster@al.sp.gov.br

alesp