Opinião - Internacionalização do Aeroporto Leite Lopes: uma disputa política que precisa acabar


23/04/2015 10:30 | Rafael Silva*

Compartilhar:


Nós vivemos dois momentos políticos: as eleições municipais (prefeito e vereadores) e dois anos depois as eleições estaduais e federais (Presidência da República, Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa). Creio que os políticos devem se enfrentar apenas nesses momentos na busca dos votos para se elegerem e ao término, passadas as eleições, a união deve prevalecer entre as forças políticas de uma cidade ou de uma região para buscar conquistas que beneficiem a sociedade.

Parece que em Ribeirão Preto as coisas não acontecem assim. Vou citar um exemplo: a internacionalização do Aeroporto Leite Lopes. Enquanto outras regiões saem na frente, com obras em pleno andamento, nossa região está assistindo a um jogo de tênis com três jogadores. De um lado, o governo federal; do outro, o estadual; e, para fechar a partida, o munícipio.

Um jogo de empurra-empurra entre os três poderes tem prejudicado a cidade de maneira significativa. Os governos não se entendem, ou parece que não querem criar um diálogo em que todos na mesma mesa possam resolver o problema. Sinto que a finalização dessa obra e sua entrega vão beneficiar um grupo político, por isso os outros lutam contra. Isso para mim é uma maneira pequena de fazer política. O bom homem público precisa aprender a reconhecer quando outro grupo consegue uma conquista. É necessário entender que, nesse caso, o desenvolvimento de Ribeirão Preto e de toda a região está estagnado. O prejuízo pode ser calculado diariamente. O desemprego é crescente. Grandes grupos empresariais que pensavam em instalar-se em Ribeirão Preto, em função do aeroporto, poderão ir para outras regiões e até mesmo para outros Estados.

Enquanto membro da Assembleia Legislativa, tenho feito minha parte cobrando agilidade do governo do Estado e tento demonstrar ao governo federal a necessidade de dar uma atenção especial para a internacionalização do aeroporto. Parece que forças contrárias impedem a finalização desse embate.

Continuo lutando por essa grande conquista para a nossa região, mas a população precisa refletir sobre esse assunto e verá que aqueles que dizem representar a cidade e a região muitas vezes lutam contra, impedindo o progresso e a melhora da qualidade de vida da nossa população.

Essa "partida de tênis" precisa acabar. Que sentem em uma mesma mesa as autoridades dos três níveis de poder e só saiam desse encontro com um só diálogo: a obra de internacionalização começará imediatamente.

Chega de política pequena. A nossa sociedade já não suporta mais esse tipo de jogo.

Ribeirão Preto e região precisam decolar.

*Rafael Silva é deputado estadual e líder do PDT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp