Simpósio aborda alternativas para a crise hídrica


23/04/2015 19:31 | Da assessoria do deputado Chico Sardelli

Compartilhar:

Sardelli (centro) preside simpósio<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169525.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Simpósio Internacional Recuperágua " Conservação, Gestão e Recuperação da Água, realizado em 22/4, na Assembleia Legislativa, sob a presidência de Chico Sardelli (PV), discutiu alternativas técnicas e políticas em relação ao problema da escassez da água. O eventou teve a presença de prefeitos, técnicos do Brasil e do exterior.

A abertura foi feita pelo presidente da Alesp, Fernando Capez, que ressaltou o alto nível técnico das discussões preparadas para o simpósio.

Edson Giriboni (PV), coordenador do Comitê de Estudos da Situação Hídrica no Estado de São Paulo, disse que os desafios são grandes em relação à crise hídrica, mas a realização do seminário é um passo importante na busca de soluções e uma grande contribuição do Legislativo. O evento foi promovido pela Alesp em parceria com o Inadem (Instituto Nacional para o Desenvolvimento dos Municípios).

Sardelli destacou a aplicação da Lei 13.007/2008, de sua autoria, que autoriza o Executivo a instituir o Programa de Proteção e Conservação às Nascentes de Água. Em março de 2015, o governo do Estado iniciou o projeto restauração ecológica do Programa Nascentes. A meta é restaurar cerca de 20 mil hectares de matas ciliares e proteger seis mil quilômetros de cursos d´água com investimentos públicos e privados. As ações abrangem as bacias hidrográficas do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba/Capivari/Jundiaí, regiões que concentram mais de 30 milhões de habitantes.

chicosardelli@al.sp.gov.br

alesp