Opinião: Educação Integral: a lição de Brizola e Darcy Ribeiro que o Brasil precisa aprender e colocar em prática.


28/04/2015 14:39 | *Rafael Silva

Compartilhar:


Mesmo tendo completado uma década do falecimento do grande líder Leonel Brizola, a obra dele continua sendo uma das saídas para o Brasil.

Como prefeito de Porto Alegre e governador do Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro, a criação dos Cieps " Centros Integrados de Educação Pública continua sendo a melhor forma de recolocarmos a educação como prioridade em nosso País. Acompanhado pelo antropólogo Darcy Ribeiro, autor da pedagogia do plano, e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, criador da planta dos prédios, os Cieps eram escolas de ensino integral, que contavam com salas de aula, refeitórios, ginásio poliesportivos, bibliotecas, alojamentos e assistência médica e odontológica.

Será que ainda existe alguém que tem dúvida de que essa é a arma que temos para salvar a educação, nossas crianças e o Brasil? Enquanto não adotarem esse projeto, continuaremos perdendo os adolescentes para o mundo das drogas.

Não existe nenhuma dúvida de que o ensino integral é a fórmula exata para resolver os problemas sociais. Oferecer educação de qualidade à criança, de 0 a 10 anos, das 8h às 17h e, às vezes, à noite, para alunos a partir dos 11 anos é a receita pronta para salvarmos o Brasil. Disponibilizar o ensino que agrada e mantém os profissionais e os alunos estimulados é a lição deixada pelo nosso grande líder.

Portanto o PDT de Leonel Brizola, de Darcy Ribeiro e de tantos outros grandes homens oferece ao Brasil o projeto pronto para retirar as crianças das ruas, e para salvar nossos adolescentes do uso e tráfico de drogas.

*Rafael Silva é Deputado Estadual e Líder do PDT na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

alesp