Governador sanciona PL do genocídio armênio


28/04/2015 18:47 | Da assessoria do deputado Pedro Tobias

Compartilhar:

Pedro Tobias e a esposa Juliana na solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169655.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin sancionou, no dia 24/4, a Lei 15.813, de iniciativa do deputado Pedro Tobias (PSDB), que institui no Estado de São Paulo o Dia do Reconhecimento e Lembrança às Vítimas do Genocídio do Povo Armênio, a ser celebrado todo dia 24 de abril.

Para lembrar a data, a Assembleia Legislativa realizou na segunda-feira, 27/4, sessão solene no plenário Juscelino Kubitschek para homenagear as vítimas do massacre armênio que perdurou de 1915 a 1917. Estima-se que, durante esse período, cerca de 1,5 milhão de armênios morreram de fome, sede, inanição, moléstias ou atacados pelas tropas do Império Otomano que, em tese, deveriam garantir a segurança do povo.

Na justificativa para a apresentação do projeto de lei, o deputado Pedro Tobias explicou que o dia 24 de abril foi escolhido por ter sido o dia em que, no ano de 1915, lideranças armênias foram presas e mortas pelas forças do Império Otomano, dando início ao genocídio.

Milhares de famílias armênias foram obrigadas a deixar suas casas em caravanas de deportados rumo aos desertos. Muitos morreram pelo caminho. Tobias apresentou o projeto com o propósito de reflexão a respeito da barbárie cometida.

ptobias@al.sp.gov.br

alesp