Saúde alerta comunidade para os riscos das doenças de outono


28/04/2015 19:40 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Chedid pede atenção às populações de risco<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-04-2015/fg169656.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O Poder Executivo, por meio da Secretaria da Saúde, intensificou o alerta sobre as chamadas doenças de outono, comuns com a diminuição da temperatura. A iniciativa contempla ainda solicitação do 2º secretário do Poder Legislativo, Edmir Chedid (DEM), que pediu a ampliação da atividade às unidades de saúde do Circuito das Águas e da Região Bragantina.

Entre os problemas mais frequentes estão gripes e resfriados, bem como asma, bronquite e pneumonia. "A propagação das doenças é comum nesta época; a combinação entre baixas temperaturas e a pouca umidade do ar propicia maior concentração de poluentes na atmosfera. Mas esse não é o único fator para o surgimento das doenças de outono", disse o parlamentar.

Edmir Chedid afirmou que as pessoas tendem a ficar mais tempo em ambientes fechados, o que favorece a propagação de micro-organismos causadores de doenças. "Importante destacar que as doenças, mesmo em sua forma mais leve, podem trazer transtornos, que vão da obstrução nasal até dor, febre e mal-estar, e a consequente lotação de unidades de saúde".

Para prevenir as "doenças do outono", a principal recomendação da secretaria da Saúde é manter boa alimentação e beber bastante líquido. Quanto mais saudável e hidratado a pessoa estiver menor será chance de ser acometida por essas doenças. "Outra dica muito importante é evitar lugares mal ventilados e com grande aglomeração de pessoas", finalizou.

echedid@al.sp.gov.br

alesp