Ato solene homenageia o Dia Estadual do DJ


04/05/2015 19:48 | Da Redação: Kelly Lopes e Giulia Mendes Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

 Antonio Carlos, Ana do Carmo, Netinho de Paula e Willian Zimbabue<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg169876.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Equipamento de trabalho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg169877.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Antonio Carlos, Ana do Carmo, Netinho de Paula e Willian Zimbabue<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg169878.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg169879.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Teotônio Vilela na tarde desta segunda-feira, 4/5 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg169880.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Nesta segunda-feira, 4/5, Ana do Carmo (PT) presidiu o ato solene de lançamento do Projeto de Lei 832/2014, de sua autoria, que institui o Dia Estadual do DJ no Calendário Oficial do Estado de São Paulo, a ser comemorado anualmente no dia 9 de março, data em que é também comemorado o Dia Internacional do DJ. Com força de lei estadual, o reconhecimento da atividade abre possibilidade de regulamentação, em âmbito nacional, das profissões de DJ e DJ produtor. A estimativa é que haja 30 mil profissionais atuantes Estado de São Paulo.

A deputada Ana do Carmo abriu a sessão reconhecendo a luta dos DJs e afirmando que a profissão não é devidamente valorizada, o que dificulta a esses profissionais conquistar espaço e respeito no mercado de trabalho. A deputada afirmou que o objetivo do projeto é mostrar que os DJs de São Paulo têm o apoio da Assembleia Legislativa.

Sindicato

Antonio Carlos, presidente do Sindicato dos DJs e Profissionais de Cabine de Som (Sindecs), admitiu como vitória o reconhecimento da data no Calendário Oficial do Estado. "Isso abre caminhos para a valorização do profissional na sociedade, onde muitos desconhecem o trabalho de um DJ". O presidente ainda ressaltou que o sindicato busca a realização de quatro principais objetivos: finalizar o processo de regulamentação; reconhecer os profissionais com mais de cinco anos de carreira; definir regras para o ingresso de novos profissionais; e criar um cadastro geral para os interessados em profissionalizar a carreira, criando assim uma ferramenta de apoio.

Esteve presente também o vereador Netinho de Paula (PDT), que parabenizou a iniciativa e lembrou que nos anos 1980 e 1990, os pagodeiros eram discriminados, não sendo reconhecidos como músicos. Propôs um evento de DJs e funkeiros para, de maneira organizada, mostrar força.

Willian Zimbábue, presidente da Associação dos Promotores de Eventos do Estado de São Paulo (Apeesp), disse que a luta dos DJs é constante desde os anos 1980. Elizeu Lopes chefe de gabinete da deputada Leci Brandão (PCdoB), acrescentou à fala que é preciso aumentar a autoestima desse profissional.

Ao final da sessão foram homenageados Sônia Abreu e Oswaldo Pereira, declarados como os primeiros DJ"s do Brasil, já que atuam desde os anos 1960. Os dois homenageados receberam das mãos da deputada Ana do Carmo placas de reconhecimento pelo pioneirismo e dedicação à profissão.

alesp