Manutenção de repasse mínimo a universidades


14/05/2015 17:03 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Engler defende repasse mínimo às universidades<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170336.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Roberto Engler (PSDB) apresentou emenda ao PL 587/2015, que define as Diretrizes Orçamentárias para 2016, propondo a manutenção do repasse mínimo para as universidades paulistas (USP, Unesp e Unicamp) em 9,57% da cota do Estado no ICMS. A peça original, enviada pelo Poder Executivo, pretende que o percentual seja estabelecido como teto e apreciado pela Assembleia nas próximas semanas.

A alteração contida na emenda apresentada por Engler retira a expressão "no máximo" do texto do projeto de lei, o que, na prática, vincula os repasses aos 9,57%. Engler acredita que não há razão para mudar algo que tem sido feito da mesma forma há muito tempo, ainda mais se levando em conta a grave situação financeira das universidades.

"A porcentagem destinada à USP, Unesp e Unicamp é um padrão seguido há mais de 20 anos no Orçamento do Estado e mexer nessa questão agora é inoportuno. É preciso que se assegure um mínimo de repasses, como sempre foi feito", afirma.

"Segundo o governo, o máximo de 9,57% é uma sinalização de que não será possível ultrapassar essa porcentagem e não de que teremos cortes. A emenda tem justamente a intenção de garantir que esses 9,57% sejam repassados, como ocorre anualmente, sem abatimentos", diz o deputado Roberto Engler.

rengler@al.sp.gov.br

alesp