Projeto de lei institui teste gratuito para diagnóstico da Síndrome do X Frágil


19/05/2015 11:21 | Da assessoria do deputado Marcos Neves

Compartilhar:

Deputado Marcos Neves explica projeto para coordenadora<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170473.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 11/5, Marcos Neves (PV) participou de audiência na Secretaria Estadual de Saúde com a coordenadora de Triagem Neonatal e de Atenção Integral às Pessoas com Doenças Raras, Carmela Grindler.

O objetivo principal da reunião foi ampliar o debate sobre o Projeto de Lei 139/2014, de autoria de Marcos Neves, que tem como objetivo instituir teste gratuito para diagnóstico da Síndrome do X Frágil (SXF).

As pessoas afetadas pela SXF apresentam atraso no desenvolvimento, problemas de comportamento e, eventualmente, características físicas peculiares. O X Frágil não tem cura, mas tem tratamento. E quanto mais cedo o diagnóstico e o início do tratamento, melhor será a qualidade de vida do portador da SXF.

Também participaram da audiência Benjamin Heck, médico geneticista; Martha Carvalho, representante da Aliança Brasileira de Genética e mãe de um portador da síndrome; Angela Vianna-Morgante, do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva, do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (USP).

De acordo com o deputado Marcos Neves, a audiência foi importante para buscar o apoio da Secretaria Estadual de Saúde para que, uma vez aprovado o Projeto, o teste molecular de DNA seja disponibilizado em Centros de Referência da rede pública de saúde. Assim, quando o resultado do exame for positivo, haverá a inclusão do portador da SXF para receber o tratamento.

marcosneves@al.sp.gov.br

alesp