Governo restabelece previsão de recursos para universidades


20/05/2015 16:00 | Da assessoria do deputado Roberto Engler

Compartilhar:

Roberto Engler durante reunião de comissão da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170541.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governo do Estado resolveu modificar o projeto de lei 587/2015, que define as Diretrizes Orçamentárias do Estado de São Paulo para 2016, e restabelecer a previsão de repasse de 9,57% da cota do estado no ICMS às universidades paulistas (USP, Unesp e Unicamp).

A alteração, que reproduz o que previa emenda apresentada pelo deputado Roberto Engler (PSDB) na última semana, mantém reserva de verbas vigente há mais de duas décadas.

Inicialmente, o projeto de lei 587/2015 previa repasses de "no máximo" 9,57% do ICMS. Assim como a emenda do deputado Roberto Engler, a mudança, contida em mensagem do governador Geraldo Alckmin (PSDB) enviada à Assembleia Legislativa e publicada no Diário Oficial de sábado, 16/5, retira a expressão "no máximo" do texto do projeto de lei e, na prática, impede que as transferências possam vir a ser menores do que a porcentagem estabelecida.

"Sem dúvida, uma decisão acertada do Palácio dos Bandeirantes. Os 9,57% das universidades são reservados ano a ano, dede 1995. Particularmente, tinha a convicção de que não haveria cortes, mas a proposta original permitia leituras diversas, o que é algo ruim do ponto de vista político. Com a nova redação, tudo fica mais claro", disse Roberto Engler, que já foi relator do Orçamento por nove vezes.

rengler@al.sp.gov.br

alesp