Idealizadora do Parlamento Jovem recebe Regimento Interno para edição de 2015


26/05/2015 19:37 | Da Redação: Giulia Mendes - Fotos: José Antonio Teixeira

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Reunião com organizadores do Parlamento Jovem <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170904.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Edição 2015 do Parlamento Jovem em debate <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-05-2015/fg170905.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os organizadores do programa Parlamento Jovem entregaram nesta terça-feira, 26/5, o regimento interno para a edição 2015 do programa.

Por tratar-se de uma edição especial, em comemoração aos 180 anos da Assembleia Legislativa, cujo transcurso se dará em novembro deste ano, o funcionamento foi alterado e apresentado à deputada Célia Leão (PSDB), uma das idealizadoras do programa, juntamente com o então deputado César Callegari, em 1999. Célia Leão aprovou as inovações, que deverão ser apresentadas ao presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez.

Nesta edição especial comemorativa aos 180 anos do Legislativo paulista deverão participar apenas estudantes do ensino médio (1º ao 3º anos), somando ao todo 36 deputados-jovens (número equivalente ao número de parlamentares da época do Império). Participantes de edições anteriores terão prioridade e receberão um convite para integrar a homenagem. Será preparado um material explicativo a ser entregue aos participantes, com um panorama sobre o novo projeto, com a história de São Paulo desde 1835, quando a Assembleia foi instalada.

De acordo com o diretor do Departamento de Documentação e Informação, Rodrigo Tritapepe, outro objetivo da próxima edição é contar um pouco da história de São Paulo (muitas vezes pouco ensinada nas escolas) e também tentar proporcionar uma viagem no tempo até 1835, forçando os jovens estudantes a pensarem nos problemas vividos pela população no século 19. E ensiná-los que nos dias atuais, da mesma forma, uma lei surge a partir de problemas vivenciados por uma sociedade.

alesp