Apoio à campanha Junho Vermelho de doação de sangue


02/06/2015 15:15 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Doadores devem levar ao posto de coleta documento original com foto<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171198.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Para motivar a doação e manter os estoques dos bancos de sangue estáveis, Edmir Chedid (DEM) declarou que a Secretaria de Estado da Saúde irá realizar uma série de ações no período de férias escolares. Uma delas se refere à adesão na campanha Junho Vermelho, promovida pelo movimento nacional Eu Dou Sangue pelo Brasil.

Segundo o parlamentar, o intuito é estabelecer a cultura da doação de sangue, além de reforçar sua importância e torná-la um hábito na vida do cidadão. "Para lembrar esta iniciativa, os prédios da sede da Secretaria e do Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (Icesp) serão iluminados durante todo o mês de junho com a cor vermelha", completou.

Edmir Chedid lembrou ainda que São Paulo é responsável por 25% do sangue coletado no país. "No total, são mais de 850 mil bolsas por ano no Estado. Mas, de acordo com a Hemorrede, entre junho e julho as doações caem 30%, o que resulta em muitos prejuízos aos hospitais e santas casas de misericórdia que dependem deste material", destacou.

Os interessados em doar sangue deverão comparecer a um dos postos de coleta com documento original com foto. É preciso ter entre 16 anos e 69 anos, acima de 50 quilos, estar bem alimentado e evitar ingestão de comida gordurosa nas quatro horas que antecedam a doação. Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, o mínimo necessário é um jejum de 12 horas antes da doação.

echedid@al.sp.gov.br

alesp