Comissão aprova projeto que torna obrigatório teste do quadril


03/06/2015 14:35 | Da assessoria da deputada Beth Sahão

Compartilhar:

Beth Sahão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171324.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação da Assembleia Legislativa deu parecer favorável ao projeto de lei 402/2015, de autoria de Beth Sahão (PT), que torna obrigatória a realização do teste do quadril nas crianças recém-nascidas no Estado de São Paulo.

Também conhecido por Teste Ortolani, o exame tem por finalidade detectar, de maneira precoce, a displasia do desenvolvimento do quadril, terminologia usada para se referir a diversos problemas ósseos que atingem essa região do corpo do bebê.

"Trata-se de um teste clínico, bastante simples e seguro, que consiste na flexão dos membros inferiores, seguida da rotação externa. Se ocorrer um estalo, é sinal de que a criança pode apresentar o problema", explica a autora do projeto.

De acordo com ela, universalização do teste do quadril ajudará a garantir um tratamento mais eficaz às crianças com displasia. "Estudos científicos apontam que quanto mais cedo você detecta esse quadro e começa o tratamento adequado, maiores são as chances de recuperação do bebê. Com o exame, evita-se que a criança cresça com um problema que vai afetar seu desenvolvimento sua qualidade de vida", afirma Beth.

Pela proposta de Beth, o teste do quadril deverá ser realizado em todos os recém-nascidos atendidos nas maternidades do Estado. O exame terá de ser feito ainda no berçário, em um prazo máximo de 24 horas, antes de o bebê ter alta hospitalar.

bsahao@al.sp.gov.br

alesp