Audiência pública faz a defesa do movimento cultural Casa Amarela


08/06/2015 16:24 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Giannazi presidiu a audiência<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171354.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Carlos Giannazi (PSOL) organizou uma audiência pública no dia 1/6 na Assembleia Legislativa que ficou lotada de artistas pertencentes ao Espaço Comum Casa Amarela, movimento importante sociocultural na cidade de São Paulo. Há um ano e quatro meses, o movimento transformou um antigo imóvel do INSS abandonado em ateliê de artes e abrigo de artistas, oferecendo cerca de 50 oficinas diferenciadas que atendem, de terça a domingo, a minorias como a população de rua e outros marginalizados.

A Previdência Social entrou na Justiça e conseguiu a reintegração de posse do prédio da "Casa Amarela", programada para acontecer em 1/7. A luta num primeiro momento foi dar visibilidade do problema no Parlamento paulista para, na sequência, agir.

Giannazi solicitará reunião com o Instituto Nacional do Seguro Social e o Instituto de Previdência do Município (órgão que teria sido beneficiado com a doação do espaço, de acordo com a informação dada por uma representante do INSS presente à audiência), para a qual levará uma comissão de artistas. Acionará as comissões de Educação e Cultura, bem como a de Direitos Humanos da Assembleia a fim de que acompanhem o caso, proporá um projeto de lei que garanta a posse do bem para o coletivo cultural que, de acordo com o parlamentar, é um exemplo de autogestão democrática e apartidária e pedirá uma reunião também como secretário municipal da Cultura, Nabil Bounduki.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp