Nova fase do programa Nascentes em Joanópolis


09/06/2015 11:45 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Programa prevê plantio de seis mil mudas nativas de Mata Atlântica<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171432.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O governador Geraldo Alckmin e a secretária de Estado do Meio Ambiente, Patrícia Iglecias, participaram na quarta-feira, 3/6, do plantio de seis mil mudas nativas de Mata Atlântica em uma área de mata ciliar no sítio Santo Antônio, em Joanópolis (Região Administrativa de Campinas). A ação, que contou com apoio do deputado Edmir Chedid (DEM), integra a terceira frente de trabalho do Programa Nascentes. O prefeito Adauto de Oliveira e os assessores Mauro Garcia, Mário Âncona e João Carvalho também marcaram presença.

Essa etapa abrange três propriedades rurais, totalizando dez hectares. "Avançamos com o Programa Nascentes aqui no Sítio Santo Antônio, recompondo mata nativa para preservar e recuperar nascentes, córregos, rios e o meio ambiente", disse o governador.

O programa tem por objetivo recompor a biodiversidade e os corpos dágua e restaurar áreas verdes nas bacias hidrográficas que abastecem o Sistema Cantareira. A meta é plantar 6,3 milhões de árvores para recuperar 4.464 mil hectares de matas ciliares e proteger 784 mil quilômetros de nascentes, corpos dágua e represas.

As ações abrangem as bacias do Alto Tietê, Paraíba do Sul e Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ). O primeiro módulo ocorreu em Piracaia e, o segundo, em Jacareí. No sítio Santo Antônio, serão plantadas 6.664 espécies, como Ingá, Jatobá, Araucária, Embaúba e Figueira. As mudas foram trazidas do viveiro da ONG Copaíba, de Socorro, e do viveiro da Penitenciária II "Dr. Antonio de Souza Neto", de Sorocaba.

echedid@al.sp.gov.br

alesp