Lei Antifumo contribui para queda de internações no Estado


08/06/2015 11:21 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Iniciativa do governo do Estado recebeu apoio da Assembleia Legislativa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171359.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Estudo realizado pelo Instituto do Coração (InCor), do Hospital das Clínicas, revelou que multiplicou por três a velocidade com que caiu o número de internações por doença cardiovascular e acidente vascular cerebral após a entrada em vigor da Lei Antifumo no Estado de São Paulo, em 2009. A medida recebeu apoio da Assembleia Legislativa.

De acordo com o deputado Edmir Chedid (DEM), o estudo é o primeiro do gênero realizado em nível nacional utilizando como base as internações por doença cardiovascular e por acidente vascular cerebral ocorridas no SUS antes e depois da Lei Antifumo. A lei passou a proibir o fumo em ambientes fechados de uso coletivo como bares e casas noturnas.

O parlamentar explicou que o intuito da lei, que recebeu apoio do Legislativo, é combater o tabagismo passivo, terceira causa de mortes evitáveis, segundo a Organização Mundial da Saúde. "Entre agosto de 2005 e julho de 2009, a queda na taxa de internação por essas doenças era de 1% ao ano. Já de agosto de 2009 a julho de 2010, essa queda foi três vezes mais rápida."

O alto índice de cumprimento, assim como o respeito da população à lei, revela seus benefícios para a saúde pública, segundo o parlamentar. Edmir Chedid explicou que estudo anterior realizado pelo Incor em 700 estabelecimentos do Estado mostrou que houve uma redução de até 73,5% nos níveis de monóxido de carbono no interior desses ambientes.

echedid@al.sp.gov.br

alesp