Exposição recupera a história da presença de Portugal no Brasil


10/06/2015 09:38 | Da Redação

Compartilhar:


O Hall Monumental da Assembleia Legislativa recebeu, de 8 a 10 junho de 2015, a exposição "Os Construtores do Brasil", composta de 30 painéis que trazem diversos aspectos da contribuição dos portugueses na construção do Brasil. A exposição fez parte das homenagens ao Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, celebrado em 10 de junho, e foi organizada pelo Conselho da Comunidade Luso-Brasileira do Estado de São Paulo.

Sessão solene realizada em 8/6 também comemorou a data. Os eventos foram solicitados pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez (PSDB), que reivindicou e conseguiu a inclusão de eventos portugueses na Virada Cultural de São Paulo e do dia 10 de junho no calendário turístico do Estado.

Os primeiros painéis tratam da formação e consolidação do reino de Portugal, que proporcionou ao país ser o pioneiro na exploração marítima, resultando no império colonial com possessões na África, Ásia e América do Sul. Há imagens e textos sobre a caravela - uma invenção portuguesa -, a evolução técnica e tecnológica da navegação e da cartografia, além de mapas das rotas portuguesas e das primeiras descobertas.

Seguem-se explicações sobre a viagem de Cabral, as primeiras incursões em terras brasileiras, o encontro com os povos indígenas e sua catequização. A primeira fase da colônia é retratada com ênfase das feitorias, na fundação de São Vicente e nas aventuras de Caramuru e do capitão João Ramalho. As capitanias hereditárias, a criação dos governos-gerais, a fundação do Rio de Janeiro e de São Paulo também são apresentados.

Os ciclos econômicos da colônia, a expulsão dos holandeses e a expansão das fronteiras por intermédio das bandeiras, aparecem com retratos dos heróis de guerra, dos principais bandeirantes, além de mapas e paisagens.

Um dos painéis é dedicado à epopeia de Pedro Teixeira na Amazônia e outro aos fortes e fortificações no Brasil, com ênfase na arquitetura militar da época. Em seguida, são retratados a vinda da corte portuguesa para o Brasil, a independência, o período regencial e suas rebeliões. O segundo reinado, a guerra do Paraguai e a economia do império precedem os painéis sobre a proclamação da República.

Finalmente, a exposição traz o Brasil 510 anos após o descobrimento, com o legado lusitano no país, como a miscigenação, a língua portuguesa, o artesanato, a religião, a arquitetura e a culinária.

alesp