Presidente prestigia homenagem a arcebispo metropolitano de São Paulo

Dom Odilo Scherer foi condecorado com o Colar do Mérito Institucional do Ministério Público paulista
12/06/2015 20:19 | Da Redação: Keiko Bailone - Foto: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Fernando Capez, Marcio Rosa, Geraldo Alckmin e Dom Odilo Scherer <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171655.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presente na solenidade Antonio Salim Curiati<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171657.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dom Odilo com o Colar do Mérito Institucional outorgado pelo MP-SP<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171658.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia presta homenagem ao arcebispo metropolitano, Dom Odilo Scherer<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171659.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Orquestra de câmara da PM executa o hino nacional <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171660.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Fernando Capez discursa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171661.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Secretários de Estado, magistrados, advogados, defensores públicos e promotores lotaram auditório do MP-SP <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171662.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dom Odilo discursa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171663.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Geraldo Alckmin discursa na solenidade<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171664.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente Fernando Capez e o deputado Antonio Salim Curiati (PP) participaram, nesta quinta-feira, 11/6, juntamente com o governador Geraldo Alckmin, secretários de Estado e autoridades civis e militares, da cerimônia de outorga do Colar do Mérito Institucional. Essa condecoração, concedida excepcionalmente pelo Ministério Público de São Paulo a uma personalidade estranha à carreira dos promotores públicos, foi proposta pelo procurador de Justiça Vidal Serrano Nunes Júnior.

Nunes Júnior justificou a indicação de dom Odilo Scherer, "por suas iniciativas de moralização da política e de proteção dos vulneráveis". Exemplificou com os movimentos de Combate à Corrupção Eleitoral e o da Ficha Limpa, além do convênio Via Rápida para a Cidadania. Este último, firmado pelo Centro Santo Dias de Direitos Humanos, da Arquidiocese de São Paulo, com o Ministério Público, é específico para o recebimento e acompanhamento de denúncias de violações a direitos humanos.

Ao se referir ao homenageado, Capez disse esperar que dom Odilo, "com sua postura de paz", possa contagiar a sociedade que enfrenta "tempos de materialismo, ganância, falta de valores e princípios".

Geraldo Alckmin lembrou ser dom Odilo Scherer o "pastor com a humildade dos sábios, mestre em filosofia, doutor em teologia pela Pátria Unida Gregoriana de Roma e ex-secretário-geral da CNBB (Convenção Nacional dos Bispos do Brasil)". Saudou a parceria entre o MP-SP e as entidades sociais ligadas à Arquidiocese de São Paulo, "que prestam serviços aos que mais precisam".

Em suas palavras de agradecimento, dom Odilo destacou o serviço do MP-SP, "que está dando ocasião a uma nova postura ética em todos os campos". Fez menção à corrupção e à crise econômica e política que levaram a manifestações da opinião pública e leu texto sobre o princípio do bem comum, que, segundo explicou, deve ser regra da sociedade organizada e do Estado. "O bem comum é o conjunto de condições da vida social que permitem à pessoa humana a realização dos legítimos objetivos e o alcance dos legítimos anseios. Ou seja, tudo aquilo que é necessário para assegurar a vida de uma pessoa: alimento, educação, saúde, direito de fazer escolha e obter informações".

alesp