Estado poderá realizar estudo para diminuir casos de maculosa


19/06/2015 10:32 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Capivaras hospedam o carrapato-estrela ou micuim, que é o transmissor da febre maculosa<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171932.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O deputado Edmir Chedid (DEM) garantiu que irá encaminhar ao Poder Executivo, por meio das secretarias da Agricultura e Abastecimento, Meio Ambiente e Saúde, requerimento para elaboração de estudo técnico que possa resultar na diminuição de casos de febre maculosa registrados na Região Administrativa de Campinas (RMC).

A apreensão demonstrada pelo parlamentar ocorreu depois da divulgação de pesquisa realizada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) comprovando que 63% dos casos de febre maculosa registrados no Estado de São Paulo estão agrupados na RMC, principalmente na extensão da área onde estão os municípios que integram a Bacia PCJ (Piracicaba, Capivari e Jundiaí).

"De acordo com o levantamento da Unicamp, realizado no período entre 2003 e 2013, foram notificados 1,2 mil casos de febre maculosa no Brasil, sendo que 570 ocorrências somente no Estado de São Paulo. Deste total, 360 casos foram notificados na RMC, principalmente em Campinas, Jaguariúna, Pedreira e Piracicaba. Este é um dado muito preocupante", destacou.

A pesquisa, considerada inédita em nível nacional, comprova que a grande incidência da doença na RMC se deve ao fato de os municípios possuírem rios, característica ambiental e demográfica favorável à existência e reprodução das capivaras, animais que hospedam o carrapato-estrela ou micuim, da espécie Amblyomma cajennense, transmissor da febre maculosa.

echedid@al.sp.gov.br

alesp