Opinião - Ribeirão Preto, 159 anos...
Quando Ribeirão Preto completa 159 anos, não posso deixar de rememorar a vida vivida naquela cidade desde quando, mocinho ainda, na busca de um lugar onde pudesse ter melhores oportunidades de trabalho e de estudo, deixei a minha Batatais. Já se passaram, de lá para cá, mais de 60 anos e minha vinda não foi direta: nos primeiros tempos, já matriculado no curso normal do Instituto de Educação Otoniel Mota (na avenida 9 de Julho), eu vinha e voltava todos os dias. Naquela altura eu já era órfão de pai (meu pai, Victório Gasparini, faleceu muito moço ainda) e morava com a minha mãe, dona Deolinda e minha irmã Terezinha. Meus irmãos, mais velhos, já tinham tomado rumo em suas vidas: Ampélio cursava a Academia de Polícia, da qual sairia como oficial da PM, e Alpheu, já formado professor, lecionava em escolas de Ipuã e São Joaquim da Barra; Geraldo, Djalma e Wilson também seguiam voos solos.
Meus primeiros tempos em Ribeirão Preto, então uma cidade de porte médio, com pouco mais de 100 mil habitantes, foram de expectativas que a própria vida haveria de superar. Eu era jovem, tinha todas as ambições próprias da idade, mas ainda não tinha emprego. Por sorte, minha mãe ouviu a ZYR-79 anunciando que estava realizando concurso para contratação de locutores e me disse: "Você tem uma leitura fácil, porque não tenta?". Fiz o teste e fui contratado juntamente com o Domingos Isaac (que acabou se elegendo vereador e sendo o vice-prefeito de Antônio Duarte Nogueira no seu primeiro mandato como prefeito de Ribeirão Preto). Mais algum tempo e uma outra porta me foi aberta pelo "Diário de Notícias", jornal da arquidiocese de Ribeirão Preto: ainda ligado a Batatais, sabendo de um jogo entre o time batataense com o São Paulo FC , procurei o Braulio Geraldo, redator daquele jornal, solicitando-lhe credencial para entrar no jogo, naturalmente sem pagar o ingresso. Vai daí que, nesse dia, o então governador Jânio Quadros visitava a cidade: aproveitei para entrevistá-lo, pedindo-lhe inclusive uma mensagem para Ribeirão Preto. Jânio, muito gentil, chamando-me de "menino", deu-me uma entrevista que levei, ocupando várias laudas, para o jornal; quanto ao jogo, limitei-me ao relato básico. O pessoal do jornal gostou e fui convidado para nele trabalhar como repórter.
Do jornalismo para a política foi um passo: empolgado com as ideias da Democracia Cristã, expressas no Brasil através da liderança do ex-governador Franco Montoro, ingressei no Juventude Democrata Cristã e, em 1958, disputei e venci a eleição para vereador de Ribeirão Preto; dois anos depois, fui candidato a deputado estadual mas não obtive a quantidade necessária de votos para me eleger; entusiasmado, entretanto, pela votação então recebida atrevi-me a um passo maior, numa missão praticamente impossível: em 1963 disputei a prefeitura, venci e comecei, então, a trabalhar em prol de uma Ribeirão Preto melhor, incluindo a construção de praças e a abertura de avenidas que ainda hoje tanto amenizam e facilitam a vida dos ribeirão-pretanos.
Ribeirão Preto, em resumo, é uma cidade à qual tudo devo e tudo o que puder fazer em retribuição será pouco; uma dívida que a cada ano cresce mais e nunca conseguirei pagá-la!
*Welson Gasparini é deputado estadual (PSDB), advogado e ex-prefeito de Ribeirão Preto.
Notícias mais lidas
- Plano estadual para valorização de servidores públicos avança na Alesp
- Aprovado na Alesp, novo valor do Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804, é sancionado
- Na Alesp, familiares, amigos e colegas de profissão se despedem do ex-delegado Ruy Ferraz Fontes
- São Vicente: a importância histórica da primeira cidade do Brasil
- Sindicatos da Polícia Civil cobram envio de projeto da nova Lei Orgânica à Alesp
- Alesp aprova indicação de Wagner Rosário para conselheiro do Tribunal de Contas do Estado
- Alesp aprova projeto que garante piso salarial nacional a professores paulistas
- Entra em vigor hoje o novo Salário Mínimo Paulista, de R$ 1.804
- Deputado apresenta Representação Canônica contra Padre Júlio Lancellotti
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações