Câmara dos Deputados confirma impressão do voto nas eleições


18/06/2015 10:29 | Da assessoria da 2ª secretaria

Compartilhar:

Deputado Edmir Chedid garantiu que a medida é fundamental ao processo eleitoral brasileiro<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg171905.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O voto impresso para conferência, considerado um dos principais itens da reforma política analisado pela Câmara dos Deputados, será obrigatório no processo eleitoral brasileiro. A medida, defendida pelo deputado Edmir Chedid (DEM), foi aprovada na terça-feira, 16/6, como parte dos temas que integram as discussões sobre a reforma política.

O parlamentar disse que a finalidade da medida será oferecer maior controle do eleitor sobre o voto e permitir auditorias nas urnas eletrônicas. "A emenda prevê que a urna imprima o voto, que será conferido pelo eleitor antes da conclusão da votação. Depois, o voto impresso será depositado automaticamente em local lacrado, o que considero fundamental", declarou.

Na defesa da iniciativa, Edmir Chedid explicou que o processo eleitoral deveria ter garantido, desde a implantação das urnas eletrônicas, a impressão do voto ao eleitor. "A Justiça deveria ter assegurado a cada cidadão a impressão de seu voto para conferência. Esse, em minha opinião, sempre foi um dos principais itens desta reforma política", complementou.

Depois de votada em primeiro turno, a reforma política passará por segundo turno de votações na Câmara, antes de seguir ao Senado. "Espero que os senadores possam compreender a importância da medida ao processo eleitoral. Afinal, com a impressão do voto, teremos ainda mais facilidade numa possível recontagem ou apuração de fraude", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp