Comissão de Saúde aprova criação do Dia Estadual de Prevenção à Hipertensão Arterial


23/06/2015 19:36 | Da Redação Janaina Romão Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Celso Giglio na presidência dos trabalhos da comissão <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172109.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião desta terça-feira, 23/6, da Comissão de Saúde da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172111.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>  Aprovada criação do Dia Estadual de Prevenção à Hipertensão Arterial<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172112.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Reunião da Comissão de Saúde da Assembleia<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172113.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Comissão de Saúde, presidida pelo deputado Celso Giglio (PSDB), reuniu-se nesta terça-feira, 23/6, e aprovou de forma conclusiva o Projeto de Lei 1.346/2014, de autoria do parlamentar Jooji Hato (PMDB), que institui o Dia Estadual de Prevenção à Hipertensão Arterial, que será comemorado anualmente no dia 26 de abril.

Segundo a justificativa do projeto, a hipertensão arterial é considerada o principal fator de risco à saúde no mundo, podendo causar doenças do coração, derrame, diabetes e doenças renais. Dados mundiais apontam que sete milhões de pessoas morrem a cada ano e 1,5 bilhão adoecem em função da hipertensão arterial.

Ainda conforme o texto apresentado por Hato, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, 30% da população adulta é hipertensa, "porém riscos cardiovasculares começam a existir em níveis ainda menores". Por outro lado, reduções de pressão arterial diminuem o risco de acidente vascular cerebral em 40%, doença arterial coronariana em 16% e morte por evento cardiovascular em 20%, o que justifica a adoção de medidas preventivas por parte do Estado.

Participaram da reunião, Analice Fernandes, Welson Gasparini e Barros Munhoz (todos do PSDB), Gil Lancaster (DEM), Wellington Moura (PRB), Milton Vieira (PSD), Carlos Neder e Marcos Martins (ambos do PT), André do Prado (PR).

A íntegra das proposituras constantes da pauta da reunião e sua tramitação podem ser consultadas no Portal da Assembleia - al.sp.gov.br - no link Projetos. A pauta completa da reunião está no link Comissões.

alesp