1º secretário participa de lançamento do IPRS


25/06/2015 16:39 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:

Tatto: IPRS produz dados atualizados sobre os 645 municípios paulistas<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172320.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O 1º secretário da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, deputado Enio Tatto (PT), participou na manhã desta quinta-feira, 25/6, do lançamento do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), intitulado "O Estado dos Municípios". Trata-se da oitava edição do índice, desta vez baseada em dados levantados em 2012.

"O IPRS produz informações atualizadas sobre a situação socioeconômica dos 645 municípios paulistas. É uma parceria da Alesp, desde o ano 2000, com a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), que tem se renovado pelo sucesso do trabalho. Baseado nos parâmetros do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), proposto pela ONU, o IPRS considera, além da renda per capita, estatísticas relacionadas à educação, expectativa de vida e riqueza dos municípios", observa Enio Tatto.

No evento, o parlamentar comentou: "O IPRS foi formalizado por meio da Lei 10.765/2001. Ao contrário do IDH, que só pode ser atualizado com dados dos censos demográficos, o método do IPRS permite atualizações a cada dois anos e incorpora, sempre que possível, aspectos qualitativos de políticas públicas. Essa característica do IPRS é importante não só por permitir uma intervenção mais rápida do Poder Público, mas também porque favorece a avaliação de ações dos mandatos dos governantes enquanto estes ainda estão em vigor".

"O indicador traz outro desdobramento: oferece informações que fortalecem os espaços de participação popular e facilitam o controle social dos gastos públicos", acrescenta o deputado.

O ato solene de divulgação foi realizado no plenário Juscelino Kubistchek da Alesp e também contou com a presença do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Fernando Capez, do Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado e ex-presidente da Alesp, Sidney Beraldo, do presidente do Tribunal de Justiça Militar, Paulo Adib Casseb, do Procurador-Geral de Justiça de São Paulo, Márcio Elias Rosa, da diretora-executiva da Fundação Seade, Maria Helena Guimarães de Castro, da diretora-presidente do Instituto do Legislativo Paulista (ILP), Patrícia Rosset, e do secretário de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo, Floriano Pesaro, que também representou o Governador do Estado, entre outros.

"Essa construção comum da Assembleia Legislativa e da Fundação Seade, com a intermediação imprescindível do Instituto do Legislativo Paulista, deve prosseguir para que possamos tornar São Paulo um Estado não apenas mais desenvolvido economicamente, mas também mais justo socialmente", conclui Enio Tatto.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp