Mais viaturas e policiais para o Alto Tietê


26/06/2015 17:06 | Da assessoria do deputado Estevam Galvão

Compartilhar:

Alexandre Moraes e Estevam Galvão<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172414.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Durante a 11ª Reunião com os prefeitos que integram o Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), o secretário estadual da Segurança Pública, Alexandre Moraes, garantiu que novas viaturas para a Policia Civil e Militar, policiais, delegados e escrivãos serão enviados para a região.

"Já destinamos neste ano 800 viaturas para o Estado, estamos licitando mais 800 para a Polícia Civil e 1,2 mil para a Militar. Além disso, o governador Geraldo Alckmin já autorizou R$ 40 milhões para a digitalização do sistema de comunicação da Polícia Civil. Já formamos mais de 2,6 mil policiais, 1,1 mil estão em formação e abriremos concurso público para mais 4 mil policiais. Até o final de 2016 teremos 100% do efetivo da PM preenchido", adiantou.

Presente à reunião, o deputado Estevam Galvão (DEM) falou sobre a instalação da Delegacia da Mulher em Suzano, prevista para agosto e a importância de instalação da 5ª Cia da PM no Distrito de Palmeiras. "O secretário Alexandre tem nos atendido de forma ágil e competente e estará presente em Suzano na inauguração da Delegacia da Mulher, uma luta antiga da cidade. Estamos batalhando agora pela construção da nova Delegacia Central, que integrará toda a estrutura da Polícia Civil, e a 5ª Cia da PM no Distrito de Palmeiras", disse.

Na oportunidade, o secretário estadual ouviu os pleitos dos prefeitos das 11 cidades da região (incluindo Guarulhos) e divulgou os números da Segurança Pública do mês de maio. "Estamos fazendo em toda a região um forte esquema de operações policiais, resultando na prisão de quadrilhas e redução no número de furtos, roubos e homicídios. Ainda é preciso investir, mas os números mostram que estamos no caminho certo, o crime está sendo combatido em todas as cidades", apontou, lembrando que o Estado de São Paulo é o único da Federação que possui índice de homicídios dentro dos padrões internacionais de segurança: 9,52 casos para cada 100 mil habitantes. O limite é 10 para cada 100 mil habitantes. "Segurança pública é uma questão de Estado e não de governo. Portanto, independente de partido, vamos investir, destinar viatura, equipamentos e recursos humanos conforme a demanda de cada município", garantiu Alexandre de Moraes.

Também foram incluídos na pauta de hoje os seguintes temas: criação de Fundos Municipais de Segurança, de Conselhos Municipais de Segurança, a elaboração do Plano Diretor de Segurança; cooperação das Polícias Civil e Militar em relação ao compartilhamento de informações com as Guardas Municipais; .transformação do terreno da antiga base da Polícia Rodoviária, em Jundiapeba (Mogi das Cruzes), em um complexo de órgãos de segurança, com as sedes do 4º Distrito Policial, da Força Tática e da Polícia Científica; entre outros.

egalvao@al.sp.gov.br

alesp