Frente de apoio à extensão rural é relançada na Assembleia Legislativa


30/06/2015 21:44 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Arnaldo Jardim e Davi Zaia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172609.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Davi Zaia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172615.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Barros Munhoz<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172610.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia marca relançamento da Frente de Apoio à Extensão Rural  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172611.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Márcia Lia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172612.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Marco Pilla, ao microfone <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172613.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público presente na manhã desta terça-feira, 30/6 <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172614.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Relançamento da Frente de Apoio à Extensão Rural<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172616.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Auditório Teotônio Vilela da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-06-2015/fg172617.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com discursos que ressaltaram a importância de mais apoio ao pequeno e médio agricultor, foi relançada nesta terça-feira, 30/6, na Assembleia Legislativa, a Frente Parlamentar de Apoio à Extensão Rural, que funcionará, nesta legislatura, sob a coordenação do deputado Davi Zaia (PPS), que ressaltou o potencial da agricultura familiar para o Estado.

"Vamos trabalhar para que a extensão rural seja uma prioridade em São Paulo. O sucesso deste setor - que emprega milhares de pessoas-, se condiciona a uma efetiva rede de apoio, com pesquisas e inovações tecnológicas", declarou Zaia. O coordenador declarou que o objetivo principal da frente é estabelecer um fórum permanente de debates, com apresentação de proposições visando o aprimoramento das políticas públicas e o desenvolvimento rural sustentável.

Integrante da frente relançada, o deputado Barros Munhoz (PSDB), que já foi ministro da Agricultura, disse que, apesar de o Estado de São Paulo ser o que mais investe na agricultura, 80% dos municípios paulistas estão em condições precárias e que os pequenos produtores precisam de mais apoio. "Essa frente vai fortalecer a extensão rural. Não se pode esquecer que sem agro não tem negócio", concluiu.

Presente à cerimônia, o secretário Arnaldo Jardim disse que a frente será de muita valia na sua gestão à frente da Secretaria estadual da Agricultura e Abastecimento de São Paulo. "Nós queremos ter um trabalho interativo com o Parlamento, em especial com quem milita nessa área", declarou Jardim, assinalando que os esforços do governo devem ser destinados prioritariamente aos pequenos e médios agricultores. O secretário afirmou que a produção agrícola não deve ser encarada como adversária das questões ambientais. "Uma não se opõe a outra", concluiu.

Em discurso, o deputado Welson Gasparini (PSDB) reforçou a importância do agronegócio para o país e afirmou que a frente será uma voz ativa dos agricultores no Parlamento. Já a deputada Márcia Lia (PT), invocando sua origem rural, disse que os deputados do interior conhecem bem a realidade vivida pelos pequenos agricultores. Para ela, a monocultura no Estado prejudica a extensão rural.

Marco Pilla, da Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (Itesp), entidade responsável pelo planejamento e execução das políticas agrária e fundiária do Estado de São Paulo, disse que há uma preocupação com a melhoria de vida dos agricultores. "O Itesp se preocupa com a saúde e a educação da família do agricultor", observou Pilla. Ele explicou que a fundação busca atuar de modo social e presta assistência técnica a mais de 10 mil famílias distribuídas em assentamentos rurais em todo o Estado. A maioria se localiza na região do Pontal do Paranapanema.

A Associação Paulista de Extensão Rural, (Apaer), representada por seu presidente, Abelardo Gonçalves, espera que a frente seja um espaço amplo de debates. Ele afirmou que o termo "agricultura familiar" é uma conquista desse segmento, que produz e tem vida social no campo. Abelardo apontou como desafios a melhoria da renda, oportunidades para a juventude e o desenvolvimento de habilidades, junto aos produtores, na comercialização dos produtos.

Em seu pronunciamento, o deputado Edmir Chedid (DEM), 2º secretário da Mesa Diretora, observou que quase metade dos parlamentares integram a frente (43). Ele afirmou que a direção da Alesp prestará o apoio necessário para a condução dos trabalhos e ponderou que é injusto considerar o pequeno agricultor como o vilão no uso da água. Aldo Demarchi (DEM) também ratificou seu apoio ao pequeno agricultor. "Eles produzem para sustentar quem vive na zona urbana", concluiu.

alesp