Apoio à luta dos moradores dos imóveis do DER


02/07/2015 12:37 | Da assessoria do deputado Carlos Giannazi

Compartilhar:

Audiência pública discute situação de moradores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg172708.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Organizada por Carlos Giannazi (PSOL), a audiência pública que aconteceu na Assembleia Legislativa em 18/6 reforçou a luta pela manutenção do direito à moradia da população que vive nas casas cedidas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) repassadas ao Estado de São Paulo.

Centenas de pessoas estão ameaçadas pela especulação imobiliária, tolerada e incentivada pelo governo estadual por meio de Parcerias Público-Privadas (PPPs), que usam leilões para despejar cidadãos que já adquiriram o direito à moradia. As famílias habitam 60 imóveis na região da Água Espraiada, na zona sul da capital, em média, há 30 anos.

"Estes moradores são todos permissionários legalmente constituídos pelo DER e formam famílias de baixa renda, muitas com idosos, deficientes, crianças, todos já articulados socialmente e usuários dos serviços públicos locais como creche, escola, unidades de saúde. O que o Estado quer é desalojá-los sem reconhecer o direito dessa população, vítima da especulação e da omissão do poder público", argumentou Giannazi.

O deputado pedirá à Comissão de Direitos Humanos que convoque, para explicações, o ocupante da pasta, Marcos Antonio Monteiro. Também participaram da audiência adefensora pública Marina Craveiro e as lideranças locais Neia Arantes e Maria Valentim.

carlosgiannazi@uol.com.br

alesp