Visita a Pirapora do Bom Jesus e combate à poluição do rio Tietê


02/07/2015 14:22 | Da assessoria do deputado Marcos Martins

Compartilhar:

Marcos Martins<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg172713.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Há mais de 30 anos, as condições do rio Tietê castigam municípios da região metropolitana da capital. A afirmação foi feita pelo prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Gregório Maglio, durante reunião com Marcos Martins (PT), no início da semana. Martins visitou a cidade acompanhado de sua equipe e de representantes e vereadores de municípios da microrregião de Osasco, de movimentos sociais e moradores da cidade.

Vítimas do descaso da Sabesp e do governo do Estado, que há mais de 20 anos recebem enormes aportes financeiros para limpar o Tietê, as prefeituras dos municípios cortados pelo rio sofrem isoladas. Com o fracasso do Estado em despoluir o rio ao longo dos anos, a região vem perdendo recursos e tem sua população diminuída, já que muitas empresas já deixaram as cidades e outras resistem em fazer investimentos. "Há uma preocupação constante de investidores e moradores de que o ar e a água possam estar contaminados", revelou Maglio.

A questão ganhou destaque novamente há pouco mais de uma semana, quando uma quantidade enorme de espuma proveniente da poluição do rio ultrapassou a altura da ponte invadindo as ruas de Pirapora. Segundo os moradores, os riscos são grandes já que com a incidência dos ventos a espuma tóxica e corrosiva se espalha chegando às residências, comércio e todo o entorno.

mmartins@al.sp.gov.br

alesp