Prevenção da gripe aviária


02/07/2015 14:31 | Da assessoria do deputado Marcos Damasio

Compartilhar:

Marcos Damasio e Arnaldo Jardim<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg172715.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, esteve na terça-feira 30/6 na Assembleia Legislativa, para participar de reunião da Comissão Permanente de Atividades Econômicas. Além de prestar contas das ações e programas de sua pasta, Jardim apresentou o Plano Paulista de Prevenção da Influenza Aviária, tema que vem causando grande preocupação entre os deputados da comissão, da qual Marcos Damasio (PR) é membro efetivo.

A gripe aviária já dizimou cerca de 50 milhões de aves nos Estados Unidos nos últimos seis meses e o problema está disseminado no país norte-americano com mais de 222 focos da doença. Foi confirmado também que das quatro rotas migratórias, que passam pelo hemisfério Sul, três já têm a doença, o que acende o alerta e torna a prevenção ainda mais importante e necessária.

Diante disso, está ocorrendo uma grande mobilização para evitar que a doença chegue ao Brasil e afete a produção de aves e ovos, causando prejuízos incalculáveis. Para se ter ideia de como a doença pode ser devastadora para a economia, se ocorrer um único caso comprovado da doença, todas as aves num raio de cinco quilômetros do foco têm de ser sacrificadas e um rigoroso controle num raio de dez quilômetros do foco tem de feito.

"Esta doença não tem cura, não tem vacina e ela ainda pode se adaptar, evoluir e atingir outras produções e até a população. A nossa maior arma é a prevenção", defendeu Jardim.

marcosdamasio@al.sp.gov.br

alesp