Uso racional da água no currículo escolar


02/07/2015 14:58 | Da assessoria do deputado Gil Lancaster

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Gil Lancaster<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg172717.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Preocupado com a crise hídrica que atinge todo o país, Gil Lancaster (DEM) apresentou um projeto de lei que inclui na grade curricular matéria específica sobre o uso racional da água. O texto, publicado no Diário Oficial na quarta-feira, 1/7, determina que o assunto seja tratado em salas de aula do ensino fundamental da rede pública estadual. A carga horária e o ano letivo no qual será inserido ficarão a cargo da Secretaria de Educação.

De acordo com o deputado, as campanhas em rádio e televisão em torno do uso correto da água têm efeito temporário e limitado. Por isso, a inclusão da matéria na grade curricular ajudará a formar crianças e jovens mais conscientes para a vida toda, além de produzir um efeito positivo imediato na economia familiar.

"No século 21, a água terá a mesma importância que o petróleo teve no século 20. Esta é uma das previsões feitas pelos principais institutos de pesquisa científica ambiental do mundo. O suprimento de água potável, vital para o consumo humano, está se esgotando", alerta Gil Lancaster.

O democrata lembra que embora o planeta seja formado por 3/4 de água, 97,3% desse total são águas salgadas, 2,34% estão em forma de gelo ou em lençóis freáticos e apenas 0,36% são águas de rios, lagos e pântanos apropriadas para consumo.

"Precisamos disseminar a importância do uso racional da água, e um bom caminho é pela educação de nossas crianças nas escolas. É necessário chamar atenção para a escassez eminente dos recursos hídricos", afirma Gil Lancaster.

gillancaster@al.sp.gov.br

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