IPRS revela carência em sete municípios da Região Bragantina


02/07/2015 18:20 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:


O Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS), em sua mais recente versão elaborada pela Fundação Seade e pelo Instituto do Legislativo Paulista, vinculado à Assembleia Legislativa do Estado, revelou queda do indicador de desenvolvimento humano de sete municípios da Região Bragantina. De acordo com dados do estudo efetuado em 2012, Bragança Paulista, sede de região de governo, teve o pior desempenho entre 16 municípios.

Os dados obtidos são resultado do retrato detalhado da Região Bragantina em termos de desenvolvimento humano, que considera, ao lado dos aspectos econômicos, as dimensões relativas à vida social e à qualidade de vida dos indivíduos. "O IPRS foi instituído a fim de oferecer subsídios para que a Alesp pudesse refletir sobre os elementos que induzem diferentes desempenhos econômicos e sociais dos municípios", explicou o deputado Edmir Chedid (DEM).

O parlamentar comentou que entre os 16 municípios desta microrregião, Bragança Paulista teve o pior desempenho, passando do Grupo 01 " onde estão os municípios com bons indicadores de riqueza, longevidade e escolaridade ", em 2008, para o Grupo 03 " municípios com baixos níveis de riqueza e bons indicadores de longevidade e escolaridade ", em 2010. Esta queda foi ainda mais acentuada em 2012, quando este município sede chegou ao Grupo 04, que reúne todos os municípios que possuem baixos níveis de riqueza e deficiência em pelo menos um dos indicadores sociais, seja o de longevidade ou de escolaridade. A partir do estudo, Bragança Paulista caiu da 144ª posição, em 2010, para 161ª posição, em 2012.

echedid@al.sp.gov.br

alesp