Assembleia recebe etapa paulista do Dia D Estadual da Saúde

Movimento em prol da saúde pública ocorreu em todos os estados do Brasil
13/07/2015 16:36 | Da Redação: Monica Ferrero - Foto: Vera Massaro

Compartilhar:

Etapa paulista do Movimento Nacional Acesso à saúde - Meu direito é um dever do governo, acontece na Assembleia nesta segunda-feira, 13/7<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg172851.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Clique para ver a imagem " alt="Maria de Fátima Conceição: "51% do atendimento médico no Estado de São Paulo é realizado por santas casas" Clique para ver a imagem "> Auditório Paulo Kobayashi durante etapa paulista do Movimento Nacional Acesso à Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg172849.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Representantes e funcionários das santas casas participam do debate na Alesp<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg172852.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Realizou-se na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 13/7, a etapa paulista do Movimento Nacional Acesso à saúde - Meu direito é um dever do governo. Nesta data, reuniões semelhantes aconteceram em todos os estados do Brasil, para chamar a atenção das necessidades da saúde pública do Brasil.

A situação financeira preocupante das santas casas e hospitais filantrópicos foi exposta na reunião por Maria de Fátima Conceição que, entre outros dados, destacou que 51% do atendimento médico no Estado de São Paulo é realizado por estas instituições. Como exemplo, ela citou que 93,6% do atendimento de radioterapia, 44% do de queimados, 46% dos politraumatismos e 97% dos transplantes de córnea são atendidos pelas filantrópicas.

A situação financeira das instituições é grave pois, desde 1980 o atendimento médico foi paulatinamente transferido para os municípios, que não têm recursos para sustentá-lo. Somado a isso, o reajuste da Tabela SUS foi insuficiente para cobrir os custos. Do Plano Real a março de 2015, o reajuste foi de 93,6%, enquanto que o INPC do período aponta aumento de 413,4%. Isso causou desequilíbrio financeiro das instituições, que têm se endividado de forma crescente e precarizando o atendimento, o que levou algumas santas casas até a fechar.

Algumas das autoridades presentes foram Edson Rogatti da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp); Wilson Polara, representando o secretário estadual de Saúde, David Uip; Silvério Crestana, representante do deputado estadual Itamar Borges (PMDB), que é coordenador da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos; Pascoal Mancini, do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho; Ruy Yukimatsu Tanigawa, Conselho Federal de Medicina; e a prefeita de Ourinhos Belkis Fernandes.

No dia 4/8, o movimento segue para Brasília (DF), onde será realizado o Dia D da Saúde, sendo que dia 29/6 o mesmo movimento ocorreu nos municípios. Na reunião paulista, estavam presentes caravanas com centenas de representantes e funcionários de santas casas do Estado.

alesp