Assembleia recebe etapa paulista do Dia D Estadual da Saúde
13/07/2015 16:36 | Da Redação: Monica Ferrero - Foto: Vera Massaro
Clique para ver a imagem " alt="Maria de Fátima Conceição: "51% do atendimento médico no Estado de São Paulo é realizado por santas casas" Clique para ver a imagem ">
Realizou-se na Assembleia Legislativa nesta segunda-feira, 13/7, a etapa paulista do Movimento Nacional Acesso à saúde - Meu direito é um dever do governo. Nesta data, reuniões semelhantes aconteceram em todos os estados do Brasil, para chamar a atenção das necessidades da saúde pública do Brasil.
A situação financeira preocupante das santas casas e hospitais filantrópicos foi exposta na reunião por Maria de Fátima Conceição que, entre outros dados, destacou que 51% do atendimento médico no Estado de São Paulo é realizado por estas instituições. Como exemplo, ela citou que 93,6% do atendimento de radioterapia, 44% do de queimados, 46% dos politraumatismos e 97% dos transplantes de córnea são atendidos pelas filantrópicas.
A situação financeira das instituições é grave pois, desde 1980 o atendimento médico foi paulatinamente transferido para os municípios, que não têm recursos para sustentá-lo. Somado a isso, o reajuste da Tabela SUS foi insuficiente para cobrir os custos. Do Plano Real a março de 2015, o reajuste foi de 93,6%, enquanto que o INPC do período aponta aumento de 413,4%. Isso causou desequilíbrio financeiro das instituições, que têm se endividado de forma crescente e precarizando o atendimento, o que levou algumas santas casas até a fechar.
Algumas das autoridades presentes foram Edson Rogatti da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (Fehosp); Wilson Polara, representando o secretário estadual de Saúde, David Uip; Silvério Crestana, representante do deputado estadual Itamar Borges (PMDB), que é coordenador da Frente Parlamentar das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos; Pascoal Mancini, do Instituto do Câncer Arnaldo Vieira de Carvalho; Ruy Yukimatsu Tanigawa, Conselho Federal de Medicina; e a prefeita de Ourinhos Belkis Fernandes.
No dia 4/8, o movimento segue para Brasília (DF), onde será realizado o Dia D da Saúde, sendo que dia 29/6 o mesmo movimento ocorreu nos municípios. Na reunião paulista, estavam presentes caravanas com centenas de representantes e funcionários de santas casas do Estado.
Notícias mais lidas
- Alesp aprova e motos de até 180 cilindradas não pagam mais IPVA em SP
- Dezembro Vermelho: pesquisas de cura do HIV avançam em universidade pública paulista
- Servidores cobram aplicação imediata do 'Descongela Já'
- Plenário da Alesp aprova Orçamento estadual para 2026; receita prevista é de R$ 382,3 bilhões
- Alesp homenageia professor Élcio Vieira e padre Rodrigo Natal com Colar de Honra ao Mérito
- Demissão de professores e salário de policiais pautam Sessão Ordinária da Alesp; assista
- Comissão de Infraestrutura aprova nome de novo diretor-presidente da Arsesp
- Audiência na Alesp se coloca contra projeto de Reforma Administrativa da Educação
- Lei nacional reconhece professoras de educação infantil como integrantes do magistério
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações