Maioria dos pacientes com câncer na cabeça é tabagista


20/07/2015 10:26 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Dados confirmam índices da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg172977.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Dados do Instituto do Câncer (Icesp), ligado à Secretaria da Saúde e Faculdade de Medicina da USP, confirmam que 80% dos pacientes com câncer de cabeça e pescoço atendidos no hospital são ou já foram tabagistas. Do total, 60% são homens, segundo relatório encaminhado ao 2º secretário do Poder Legislativo, deputado Edmir Chedid (DEM).

O parlamentar explicou que entre as diversas formas da doença que podem ser desenvolvidas devido ao uso de cigarros estão as que se manifestam na cabeça e do pescoço. "Dos pacientes tratados no setor, 60% são acometidos por tumores na boca e 40% na faringe ou laringe. Os dados apontam que a maior incidência está entre pessoas acima de 50 anos."

Edmir Chedid explicou ainda que, além do tabagismo, o etilismo, consumo excessivo de álcool, também está associado ao desenvolvimento desse tipo de câncer. "O álcool tem uma relação expressiva com a doença. Cerca de 50% dos pacientes são etilistas", complementa o parlamentar com fundamento na atividade realizada pelo Instituto do Câncer.

Os dados confirmam índices da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço (SBCCP), comprovando que o consumo das duas drogas pode aumentar em 20 vezes as chances de uma pessoa desenvolver esse tipo de tumor. "Em 2014, o Icesp fez 6,8 mil consultas, marca que representa o dobro de atendimentos do ano anterior, quando realizou 3,5 mil consultas", concluiu.

echedid@al.sp.gov.br

alesp