Sumo pontífice do Budismo Primordial HBS recebe homenagem na Assembleia
27/07/2015 16:16 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino









A Assembleia Legislativa sediou nesta sexta-feira, 24/7, a entrega do título de cidadão paulistano ao 25º sumo pontífice do Budismo Primordial Honmon Butsuryu-Shu (HBS), Nichikai Yamauchi. Segundo o proponente da homenagem, vereador George Hato, "esta é a maior honraria que a Câmara Municipal de São Paulo pode oferecer". A cerimônia foi realizada no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Jooji Hato (PMDB). "É o que de melhor nós podemos ofertar", explicou o deputado.
Também fizeram uso da palavra para homenagear o sumo sacerdote da ramificação budista fundada em 1857 Yoshiharu Kikuchi, presidente do Enkyo - Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo; Sérgio Uematsu, presidente do Kyoku e responsável pela administração da HBS do Brasil; e o arcebispo Nitiyuu Correia.
Nichikai Yamauchi externou sua profunda gratidão pela honraria e, em gesto de humildade, afirmou que a aceitaria, mas não sozinho, e sim em conjunto com a colônia nipo-brasileira que adotou esta fé.
Caminho Primordial
Segundo a Honmon Butsuryu-Shu, o Caminho Primordial está contido nos Capítulos 15º ao 22º do Sutra Lótus, que contém a essência da compaixão de Buda, assim chamado de Buda Primordial. Considerado a divindade única que rege o cosmos e que na história da humanidade, o Buda Primordial revelou sua existência através do corpo físico do Buda Histórico Siddhartha Gautama, e pessoalmente transmitiu os ensinamentos no momento da pregação dos oito primeiros capítulos do Caminho Primordial do Sutra Lótus.
Pelo fato de o Buda Histórico ser uma manifestação física e transitória do Buda Primordial, nos Templos da HBS não existem estátuas de Buda.
Conforme os ensinamentos de grande mestre Nissen Shounin, fundador da HBS, o Budismo Primordial HBS surgiu com o objetivo de proporcionar a todos a felicidade plena independentemente de possíveis diferenças e circunstâncias que possam existir entre os seres. Como prática fundamental, o pronunciamento do Odaimoku e os ensinamentos do Sutra do Lótus, a essência da compaixão de Buda. A sua prática tem, como meta principal, atingir o estado de iluminação de Buda através da ação altruísta e da eliminação de carmas negativos.
Atualmente, há, aproximadamente, 270 templos da religião no Japão. A expansão para o exterior teve início no século 20. Há templos e fiéis nos seguintes países: Coreia do Sul, República Popular da China, República da China, Estados Unidos da América, Sri Lanca, Austrália, Itália, além do Brasil, que é o maior país em número de adeptos, fora do Japão.
Notícias mais lidas
Lista de Deputados
Mesa Diretora
Líderes
Relação de Presidentes
Parlamentares desde 1947
Frentes Parlamentares
Prestação de Contas
Presença em Plenário
Código de Ética
Corregedoria Parlamentar
Perda de Mandato
Veículos do Gabinete
O Trabalho do Deputado
Pesquisa de Proposições
Sobre o Processo Legislativo
Regimento Interno
Questões de Ordem
Processos
Sessões Plenárias
Votações no Plenário
Ordem do Dia
Pauta
Consolidação de Leis
Notificação de Tramitação
Comissões Permanentes
CPIs
Relatórios Anuais
Pesquisa nas Atas das Comissões
O que é uma Comissão
Prêmio Beth Lobo
Prêmio Inezita Barroso
Prêmio Santo Dias
Legislação Estadual
Orçamento
Atos e Decisões
Constituições
Regimento Interno
Coletâneas de Leis
Constituinte Estadual 1988-89
Legislação Eleitoral
Notificação de Alterações