Sumo pontífice do Budismo Primordial HBS recebe homenagem na Assembleia

Cerimônia formalizou a entrega do título de cidadão paulistano a Nichikai Yamauchi
27/07/2015 16:16 | Da Redação Fotos: Marco Cardelino

Compartilhar:

George Hato, Nichikai Yamauchi, Jooji Hato, Nitiyuu Correia e Sérgio Uematsu <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173135.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Nichikai Yamauchi agradece e afirma que aceita honraria não sozinho, mas em conjunto com a colônia nipo-brasileira que adota esta fé <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173144.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Convidados e autoridades <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173136.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jooji Hato, ao centro, fez questão que a homenagem ocorresse na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173145.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público acompanha a solenidade no plenário JK da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173137.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Jooji Hato, ao centro, é o proponente da homenagem <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173138.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Assembleia formaliza entrega do título de cidadão paulistano a Nichikai Yamauchi<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173142.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O Budismo Primordial HBS surgiu para proporcionar a felicidade plena entre os seres <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173146.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Cerimônia de entrega do título de Cidadão Paulistano ao 25º sumo pontífice do Budismo Primordial Honmon Butsuryu-Shu (HBS)<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173147.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

A Assembleia Legislativa sediou nesta sexta-feira, 24/7, a entrega do título de cidadão paulistano ao 25º sumo pontífice do Budismo Primordial Honmon Butsuryu-Shu (HBS), Nichikai Yamauchi. Segundo o proponente da homenagem, vereador George Hato, "esta é a maior honraria que a Câmara Municipal de São Paulo pode oferecer". A cerimônia foi realizada no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Jooji Hato (PMDB). "É o que de melhor nós podemos ofertar", explicou o deputado.

Também fizeram uso da palavra para homenagear o sumo sacerdote da ramificação budista fundada em 1857 Yoshiharu Kikuchi, presidente do Enkyo - Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo; Sérgio Uematsu, presidente do Kyoku e responsável pela administração da HBS do Brasil; e o arcebispo Nitiyuu Correia.

Nichikai Yamauchi externou sua profunda gratidão pela honraria e, em gesto de humildade, afirmou que a aceitaria, mas não sozinho, e sim em conjunto com a colônia nipo-brasileira que adotou esta fé.

Caminho Primordial

Segundo a Honmon Butsuryu-Shu, o Caminho Primordial está contido nos Capítulos 15º ao 22º do Sutra Lótus, que contém a essência da compaixão de Buda, assim chamado de Buda Primordial. Considerado a divindade única que rege o cosmos e que na história da humanidade, o Buda Primordial revelou sua existência através do corpo físico do Buda Histórico Siddhartha Gautama, e pessoalmente transmitiu os ensinamentos no momento da pregação dos oito primeiros capítulos do Caminho Primordial do Sutra Lótus.

Pelo fato de o Buda Histórico ser uma manifestação física e transitória do Buda Primordial, nos Templos da HBS não existem estátuas de Buda.

Conforme os ensinamentos de grande mestre Nissen Shounin, fundador da HBS, o Budismo Primordial HBS surgiu com o objetivo de proporcionar a todos a felicidade plena independentemente de possíveis diferenças e circunstâncias que possam existir entre os seres. Como prática fundamental, o pronunciamento do Odaimoku e os ensinamentos do Sutra do Lótus, a essência da compaixão de Buda. A sua prática tem, como meta principal, atingir o estado de iluminação de Buda através da ação altruísta e da eliminação de carmas negativos.

Atualmente, há, aproximadamente, 270 templos da religião no Japão. A expansão para o exterior teve início no século 20. Há templos e fiéis nos seguintes países: Coreia do Sul, República Popular da China, República da China, Estados Unidos da América, Sri Lanca, Austrália, Itália, além do Brasil, que é o maior país em número de adeptos, fora do Japão.

alesp