A Assembleia Legislativa sediou nesta sexta-feira, 24/7, a entrega do título de cidadão paulistano ao 25º sumo pontífice do Budismo Primordial Honmon Butsuryu-Shu (HBS), Nichikai Yamauchi. Segundo o proponente da homenagem, vereador George Hato, "esta é a maior honraria que a Câmara Municipal de São Paulo pode oferecer". A cerimônia foi realizada no plenário Juscelino Kubitschek da Assembleia Legislativa, por iniciativa do deputado Jooji Hato (PMDB). "É o que de melhor nós podemos ofertar", explicou o deputado. Também fizeram uso da palavra para homenagear o sumo sacerdote da ramificação budista fundada em 1857 Yoshiharu Kikuchi, presidente do Enkyo - Beneficência Nipo-Brasileira de São Paulo; Sérgio Uematsu, presidente do Kyoku e responsável pela administração da HBS do Brasil; e o arcebispo Nitiyuu Correia. Nichikai Yamauchi externou sua profunda gratidão pela honraria e, em gesto de humildade, afirmou que a aceitaria, mas não sozinho, e sim em conjunto com a colônia nipo-brasileira que adotou esta fé. Caminho Primordial Segundo a Honmon Butsuryu-Shu, o Caminho Primordial está contido nos Capítulos 15º ao 22º do Sutra Lótus, que contém a essência da compaixão de Buda, assim chamado de Buda Primordial. Considerado a divindade única que rege o cosmos e que na história da humanidade, o Buda Primordial revelou sua existência através do corpo físico do Buda Histórico Siddhartha Gautama, e pessoalmente transmitiu os ensinamentos no momento da pregação dos oito primeiros capítulos do Caminho Primordial do Sutra Lótus. Pelo fato de o Buda Histórico ser uma manifestação física e transitória do Buda Primordial, nos Templos da HBS não existem estátuas de Buda. Conforme os ensinamentos de grande mestre Nissen Shounin, fundador da HBS, o Budismo Primordial HBS surgiu com o objetivo de proporcionar a todos a felicidade plena independentemente de possíveis diferenças e circunstâncias que possam existir entre os seres. Como prática fundamental, o pronunciamento do Odaimoku e os ensinamentos do Sutra do Lótus, a essência da compaixão de Buda. A sua prática tem, como meta principal, atingir o estado de iluminação de Buda através da ação altruísta e da eliminação de carmas negativos. Atualmente, há, aproximadamente, 270 templos da religião no Japão. A expansão para o exterior teve início no século 20. Há templos e fiéis nos seguintes países: Coreia do Sul, República Popular da China, República da China, Estados Unidos da América, Sri Lanca, Austrália, Itália, além do Brasil, que é o maior país em número de adeptos, fora do Japão.