28 de Julho, Dia Mundial de Lutas contra as Hepatites


28/07/2015 09:22 | Da Redação

Compartilhar:

Fernando Capez, coordenador da Frente Parlamentar de Lutas contra a Hepatite C, participa de teste de hepatite C realizado na Assembleia Legislativa, em 19/5<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173153.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A ONG Ctemquesaber tem o apoio do presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173155.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Palácio 9 de julho com iluminação comemorativa do Dia Mundial de Lutas contra as Hepatites <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-07-2015/fg173156.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

No dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Lutas Contra as Hepatites. Para marcar a data, a ONG Ctemquesaber (www.ctemquesaber.com.br), em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo promoverão cerimônia no Palácio da Justiça que incluirá testagem de hepatite para funcionários do Tribunal de Justiça (Salão dos Passos Perdidos e Salão do Júri, das 10h às 16h).

A ONG Ctemquesaber tem o apoio do presidente da Assembleia, deputado Fernando Capez, que é coordenador da Frente Parlamentar de Lutas contra a Hepatite C. Em 19/5, evento semelhante foi realizado na Assembleia Legislativa, em parceria entre a Casa, a ONG e a frente parlamentar.

O exame consiste em uma simples picadinha no dedo. O objetivo é descobrir pacientes que não sabem que são portadores da patologia e encaminhá-los para tratamento no Sistema Único de Saúde. Será utilizado o teste rápido que dá o resultado na hora.

Também em comemoração ao Dia Mundial de Lutas Contra as Hepatites, o Palácio 9 de Julho, a partir da noite de 27/7, será iluminada de vermelho e amarelo, cores que simbolizam a luta mundial de combate à enfermidade.

Doença silenciosa

A hepatite C é uma doença silenciosa e geralmente não apresenta sintomas. Ataca o fígado, podendo causar cirrose e câncer, e ainda não possui vacina. Cerca de 3 milhões de brasileiros estão infectados e a maioria não sabe. A doença mata cerca de 12 pessoas precocemente ao dia no Brasil por conta da detecção tardia. Por isso, a importância dessa campanha que descobre infectados desavisados e os encaminha para tratamento em uma ação ativa de promoção à saúde.

No mundo, a prevalência chega aos 170 milhões com 500 mil óbitos ao ano, segundo a OMS.

alesp