Frente suprapartidária buscará solução para área do Jardim Pantanal


10/08/2015 18:47 | Da Redação: Josué Rocha Fotos: Vera Massaro

Compartilhar:

Lançamento da Frente Suprapartidária  que buscará solução para área do Jardim Pantanal<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173682.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Carlos Bezerra Jr, Enio Tatto e Ramalho da Construção <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173686.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Público lota auditório Franco Montoro da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173683.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Enio Tatto fala na reunião <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173688.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Adilson Rossi e Delegado Olim <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173684.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173685.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Luiz Fernando discursa no evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173687.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Com a participação de autoridades dos governos estadual e municipal, foi lançada nesta segunda-feira, 10/8, na Assembleia Legislativa, frente parlamentar visando soluções para área do Jardim Pantanal, na capital paulista. Para o coordenador da frente, deputado Luiz Fernando (PT), "a Assembleia Legislativa vai funcionar como um catalisador, procurando trabalhar com as diversas frentes de trabalho que podem ajudar a resolver os problemas daquele local".

Diante de um auditório lotado com moradores e representantes de entidades da região, Luiz Fernando destacou o caráter suprapartidário da frente, prometeu que parlamentares da oposição e da situação estarão juntos nessa luta. O coordenador louvou a presença de Ricardo Borsari, superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE) e de representantes da CDHU, da Secretaria de Estado da Habitação e da subprefeitura que atende aquela área. O parlamentar disse que vai reforçar pedido para que a União participe desse movimento.

Alagamentos e falta de estrutura

Localizada na zona leste da capital, às margens do rio Tietê, a área sofre com as chuvas do verão, que provocam grandes alagamentos, e se ressente também com precária infraestrutura, que reflete em ausência de saneamento básico, pavimentação, escolas e áreas de lazer.

Durante a solenidade foi apresentado um vídeo que mostra o drama vivido pelos moradores, que pode ser observado já quando a chuva se anuncia. A reportagem mostrou a história de uma mãe que perdeu uma filha por ter contraído leptospirose após enchente; e de outras famílias que perderam entes queridos levados por enxurradas ou mortos em deslizamentos de terra. Os alagamentos também provocam rachaduras nas casas, falta de energia elétrica e interrupção no fornecimento de água.

"O filme mostra tudo. Conheço bem a área. Não tem creche, hospitais, escolas, enfim, sabemos do dia a dia dessa gente trabalhadora. Farei tudo o que for possível para somar nesse esforço. Essa comunidade merece respeito e dignidade", declarou o deputado Delegado Olim (PP) após a exposição.

Presidente da Comissão de Direitos Humanos, o deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB) pediu um minuto de silêncio em homenagem às vítimas fatais referidas na gravação. Disse que nasceu e cresceu na zona leste. Trabalhou por mais de 15 anos nos prontos-socorros da região atendendo várias pessoas vítimas desses descasos do Poder Público. Bezerra disse que é sensível à questão. "O problema é prioridade e deve ter a atenção de todos os parlamentares. Que Deus nos ajude a acabar com esse tipo de vergonha em pleno século 21", concluiu Bezerra Jr..

O deputado Adilson Rossi (PSB) enalteceu a luta das pessoas que se engajaram na luta por melhorias naquela região. Colocando-se à disposição para ajudar, o parlamentar afirmou que reside na zona leste e conhece bem a região pelo fato de pertencer ao segmento evangélico e ter comparecido a várias igrejas naquela localidade.

O 1º secretário da Mesa Diretora, deputado Ênio Tatto (PT), reconheceu que esse é um problema antigo, e que embora alguma coisa já tenha sido feita, há muito ainda para ser realizado. Tatto afirmou que a responsabilidade maior pelo problema é do governo do Estado, pois a Assembleia Legislativa já aprovou empréstimos para obras na calha do rio Tietê, mas não se deu prioridade à região que efetivamente sofre com os alagamentos.

Já o deputado Ramalho da Construção (PSDB) ponderou que a causa merece o esforço de todos. Para ele, o problema da moradia deve ser tratado como prioridade. O parlamentar alerta que a população brasileira de baixa renda precisa de subsídio para superar esse obstáculo. "Já passou da hora de resolvermos essa calamidade existente no Jardim Pantanal. Não podemos ficar só nas promessas, precisamos agir", declarou Ramalho da Construção.

Leci Brandão (PCdoB) disse que precisa parar com o jogo de empurra que há entre os governos e que todos precisam se engajar nessa luta. A parlamentar disse que suas músicas retratam os problemas sociais da periferia. Para a deputada, existem problemas que já passaram do momento de serem resolvidos, como é o caso do Jardim Pantanal.

Plano de trabalho

O plano de trabalho da frente, exposto pelo coordenador, será o de unir força em torno da questão, procurando "sensibilizar" os diversos setores afins ao tema. "Essa frente parlamentar tem a finalidade de promover o debate sobre os problemas enfrentados. Dessa forma, vamos unir forças entre os governos federal, estadual e municipal, envolvendo os ministérios das Cidades, Habitação, e Planejamento; Caixa Econômica Federal, Ministério Público, Casa Civil do Estado, CDHU, DAEE, secretarias Estadual e Municipal de Habitação, Segurança Pública e Meio Ambiente, deputados de todos os partidos, além de entidades, lideranças e associações locais", concluiu Luiz Fernando.

alesp