1º secretário quer prioridade para o Jardim Pantanal


11/08/2015 15:55 | Da assessoria da 1ª Secretaria

Compartilhar:

Tatto discursa no lançamento da frente parlamentar<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173690.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

"Faço uma pergunta aos presentes: se a região do jardim Pantanal ficasse às margens do rio Tietê, onde o movimento é muito grande, inclusive de pessoas que utilizam o Aeroporto Internacional de Guarulhos, e não lá no fundo da Zona Leste, não acham que o problema das enchentes vivido por vocês não estaria resolvido"? Este foi o questionamento do 1º secretário da Assembleia Legislativa, deputado Enio Tatto (PT), no lançamento da Frente Parlamentar que Visa Solução para a Área do Jardim Pantanal, nesta segunda-feira, 10/8, coordenada por seu colega de bancada, deputado Luiz Fernando, e integrada por representantes de vários partidos.

Conforme o próprio Luiz Fernando, o Jardim Pantanal, começou a ser ocupado em 1986, em uma área de várzea do rio Tietê que sofre alagamentos todos os anos. "Além disso, não existe saneamento básico, tratamento de esgoto, pavimentação, equipamentos de segurança, educação e lazer", acrescenta.

O deputado Enio Tatto lembra que a Assembleia Legislativa aprovou vários empréstimos junto ao Banco Mundial e ao Banco Internacional do Japão para obras na calha do rio Tietê. "Apenas uma parte do projeto foi executada, inclusive com a realização de um jardim às margens do rio, mas lá no Jardim Pantanal, onde a população mora, pouca coisa foi feita e de maneira lenta porque o local não é um cartão de visita", disse. "Além disso", destaca Enio Tatto, "já existem vários projetos prontos para o Jardim Pantanal. Falta é prioridade e vontade política para resolver o problema".

O 1º secretário cobrou uma ação conjunta dos governos municipal, estadual e federal pra resolver o problema, porém com uma ressalva: a responsabilidade maior de realizar as obras de drenagem no Jardim Pantanal é do Estado. "Tanto é assim que os empréstimos aprovados pela Assembleia vão para o Estado", frisa. Para ele, uma das funções da Frente Parlamentar é a de cobrar a execução dos projetos existentes. "Se o dinheiro foi aprovado e há projetos, por que então não executá-los em benefício da população trabalhadora da região?", pergunta o parlamentar.

eniotatto@al.sp.gov.br

alesp