Dados de pesquisa sobre enfermagem são apresentados na Assembleia

São Paulo é o estado que reúne mais profissionais da categoria
13/08/2015 19:31 | Da Redação: Monica Ferrero Fotos: Roberto Navarro

Compartilhar:

Fabíola Mattozinho, Celso Giglio e Floracy Ribeiro <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173919.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dentre os 460 mil profissionais no Estado de São Paulo, 83% são mulheres <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173920.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Leci Brandão participa do evento <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173926.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Neyson Freire, Maria Helena Machado, Fabíola Mattozinho, Celso Giglio, Floracy Ribeiro e Angelo D'Agostini Júnior <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173921.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Maria Helena Machado apresenta sobre enfermagem<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173922.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Presentes no auditório Franco Montoro da Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173923.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Angelo D'Agostini Júnior, representante o Ministério da Saúde<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173924.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Dados referentes ao Estado de São Paulo levantados na pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil são apresentados na Assembleia <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173925.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Neyson Freire, representante do presidente do Cofen<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg173927.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Os dados referentes ao Estado de São Paulo levantados na pesquisa Perfil da Enfermagem no Brasil foram apresentados na Assembleia Legislativa na tarde de 13/8. Este levantamento sobre a categoria foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

Na abertura do evento, o deputado Celso Giglio (PSDB) afirmou que, como médico, sempre reconheceu a importância dos profissionais da enfermagem. Elogiou a iniciativa da pesquisa para mapear a situação, e destacou que ela é importante para unir a categoria, que assim poderá rumar para novos tempos profissionais.

Para a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SP), Fabíola de Campos Braga Mattozinho a pesquisa irá nortear as políticas públicas para a enfermagem, que reúne 460 mil profissionais no Estado de São Paulo, entre enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, sendo que 83% da categoria é composta por mulheres. Para ela, é importante lutar contra a invisibilidade, pois a pesquisa mostrou que 75% dos profissionais já foram agredidos no trabalho, e que, das denúncias feitas, apenas 4% resultaram em punições.

Floracy Gomes Ribeiro, representante do secretário estadual de Saúde, Davi Uip e Ângelo D"Agostini Junior, representante o Ministério da Saúde elogiaram a pesquisa e destacaram a importância da categoria. Neyson Freire, representante do presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva, citou os problemas que afetam a enfermagem, como os baixos salários e as jornadas extenuantes. Estava presente também a deputada Leci Brandão (PCdoB).

Os dados da pesquisa referentes a São Paulo foram apresentados pela coordenadora-geral do estudo e pesquisadora da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), Maria Helena Machado, e não são muito diferentes da pesquisa nacional. Ressaltam que os 1,7 milhão de profissionais que atuam na enfermagem no País precisam de apoio para mudar sua realidade.

A pesquisa mostrou que há uma grande concentração de profissionais de enfermagem na região sudeste do Brasil. No Estado de São Paulo, a concentração se dá na capital. É uma profissão ainda majoritariamente feminina, mas o número de homens tem crescido. Em São Paulo, os enfermeiros somam 23% dos profissionais, que em sua maioria tem menos de 40 anos de idade.

Após a exposição, a palavra foi aberta para perguntas do público presente. A presidente do Coren/SP, Fabíola Mattozinho, informou que os dados da pesquisa serão divulgadas no site da entidade.

alesp