CPI das Santas Casas escolhe presidente, vice e relator

Foram eleitos os deputados Ed Thomas, Analice Fernandes e Afonso Lobato
18/08/2015 19:43 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Ed Thomas é eleito presidente da CPI que investigará Santas Casas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174071.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Membros da CPI concordam sobre a necessidade de evitar o fechamento das Santas Casas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174073.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> A vice-presidente eleita Analice Fernandes quer esclarecimentos sobre o Programa Pró Santas Casas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174074.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> O presidente Ed Thomas destaca o papel fiscalizador da CPI das Santas Casas <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174075.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em votação consensual, os deputados membros da CPI constituída com a finalidade de investigar denúncias sobre a situação econômico-financeira das santas casas elegeram nesta terça-feira, 18/8, os principais coordenadores dessa Comissão. O deputado Ed Thomas (PSB), presidirá a comissão, cujos trabalhos se estenderão até 11/10 (foi aprovada prorrogação por mais 45 dias, além do prazo normal de 90 dias). A elaboração do relatório final ficará a cargo de Afonso Lobato (PV).

Ed Thomas adiantou que uma das primeiras providências da CPI será o de ouvir um representante da Secretaria da Saúde para saber sobre o programa Pró-Santas Casas, que oferece auxílio mensal fixo para complementar o valor repassado pelo SUS com a aplicação da tabela de procedimentos.

Essa sugestão foi feita pela deputada Analice Fernandes (PSDB), eleita vice-presidente, a qual explicou sobre a necessidade de se saber quais santas casas estão sendo beneficiadas com esse programa e, se não estão, por quê.

Outra prioridade, segundo Ed Thomas, será ouvir um representante do Ministério da Saúde para obter informações sobre o repasse do SUS. O objetivo é saber o montante investido no Estado de São Paulo pelo governo federal, para quais hospitais foi entregue e como foi usado. "Precisamos saber o que está acontecendo, pois há recursos e há má gestão. Afinal, a informação é um direito do cidadão." Esse requerimento será apresentado por escrito pelo deputado Carlos Neder (PT).

Ed Thomas destacou a importância de os membros da CPI fazerem visitas às santas casas de suas regiões, "porque, com certeza, encontrarão problemas comuns". Acrescentou que o trabalho será de todos os membros da CPI, "porque, dentre os 94 deputados, não há um que não tenha recebido a visita de um provedor ou não tenha feito emenda para as santas casas".

O presidente tachou a situação desses hospitais de "tragédia" e não descartou a oitiva de médicos e provedores para dar uma resposta à população. "Nossa obrigação é fiscalizar", acentuou, ao propor a elaboração de um relatório que aponte dificuldades, mas também soluções.

Os deputados presentes " além dos citados, André do Prado (PR), Gil Lancaster (DEM), Celso Giglio (PSDB), Wellington Moura (PRB) e Itamar Borges (PMDB) " parabenizaram os eleitos e concordaram sobre a necessidade de contribuir para evitar o fechamento das santas casas em todo o Estado.

As próximas reuniões da CPI das Santas Casas ocorrerão às terças-feiras, às 15h30.

alesp