Presidente da CDH da Assembleia apura xenofobia e racismo em cidade da região de Campinas

Em reunião em Nova Odessa foi tratada a condição de haitianos depois que pichações preconceituosas
20/08/2015 14:45 | Da Redação com colaboração da assessoria do deputado Carlos Bezerra Jr

Compartilhar:

Reunião em Nova Odessa <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174269.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

O presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH) da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Carlos Bezerra Jr. (PSDB), participou, no dia 17/8, de reunião em Nova Odessa, região de Campinas, no interior paulista, com o prefeito da cidade, Benjamim Bill Vieira de Souza. O objetivo foi debater a situação dos haitianos recebidos no município e as providências que vêm sendo tomadas pelas autoridades locais depois que pichações preconceituosas foram registradas na cidade.

Recentemente, a população do município foi surpreendida com uma pichação feita no muro do Cemitério Municipal de Nova Odessa, localizado na rua Heitor Penteado, uma via por onde passam muitos haitianos que se dirigem para a região central da cidade.

O muro foi pichado com a mensagem em inglês "Back to Haiti", que, traduzida, quer dizer "Voltem para o Haiti". É a segunda vez que inscrições, com teor preconceituoso e racista, foram feitas no mesmo local. No mês de julho foi pichada também uma suástica, símbolo do nazismo.

"Um país que tem seu povo formado a partir de vários movimentos migratórios, não é possível sequer imaginar um comportamento preconceituoso desses", salientou o deputado. Bezerra Jr também destacou o importante papel como pólo de migração e imigração que Nova Odessa exerce e a consequente necessidade de ações concretas, em parceria com a prefeitura para identificar e auxiliar essas pessoas que chegam para trabalhar na cidade.

Também participaram do encontro o representante do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e Trabalho Escravo da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, Ricardo Alves, a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-Campinas, Raquel Tamassia, o chefe operacional da Guarda Civil Municipal, Osair de Oliveira Camargo e a diretora de Assuntos Metropolitanos da Prefeitura de Nova Odessa, Miriam Carceliano de Almeida.

(Com colaboração da assessoria do deputado Carlos Bezerra Jr.).

alesp