Cetesb poderá ampliar prazo para concluir aterro de Tuiuti


21/08/2015 13:03 | Da assessoria da 2ª Secretaria

Compartilhar:

Reunião entre o deputado Edmir Chedid, representantes da Cetesb e da prefeitura de Tuiuti<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174347.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Edmir Chedid (DEM) reiterou à Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) a revisão e a consequente prorrogação de prazo estabelecido ao processo administrativo, sob a responsabilidade da prefeitura de Tuiuti, a fim de concluir, de maneira oficial e decisiva, as pendências jurídicas em relação ao aterro controlado do município.

O assunto foi tratado numa reunião entre o parlamentar e o presidente da Cetesb, Otávio Okano, que também contou com o prefeito de Tuiuti, Jair Fernandes Gonçalves (Nande), o assessor jurídico municipal, Allan de Lima, o gestor ambiental Valter Rezende e o assessor parlamentar Nelson Koki, promovida na sede da companhia, na zona oeste da capital.

"Em Atibaia, a sede regional da Cetesb havia aprovado o Plano de Encerramento do Aterro Controlado. Mas, em São Paulo, a companhia passou a considerar a hipótese de que no local funcionava um aterro sanitário. Há diferenças entre essas duas categorias, o que também acabou interferindo no processo administrativo e até em pendências jurídicas", disse Edmir.

O parlamentar confirmou que o aterro controlado, categoria intermediária entre lixão e aterro sanitário, deixou de receber resíduos sólidos entre 2010/2011, período em que a prefeitura passou a realizar a cobertura do terreno com argila e grama. "Não existe mais nada no local que indique a existência de um aterro controlado, como pudemos demonstrar à Cetesb."

echedid@al.sp.gov.br

alesp