Soluções para agricultores do Alto Tietê


26/08/2015 11:30 | Da assessoria do deputado Luiz Carlos Gondim

Compartilhar:

Gondim, Jardim e representantes de agricultores<a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174672.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Luiz Carlos Gondim, líder do Solidariedade, esteve em audiência, em 20/8, com o secretário da Agricultura, Arnaldo Jardim, para discutir a crise hídrica que assola o Estado e principalmente, falar sobre a restrição de água aos agricultores do Alto Tietê imposta pelo Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE).

Gondim pediu que a secretaria e o Daee fizessem um estudo na região do Alto Tietê, com os agricultores. "Da maneira que o Daee está fazendo, pela portaria que publicou ontem, restringindo o uso de água aos produtores, tomou uma proporção de desespero. Alguns estão abandonando suas estufas, ficando no prejuízo", ressaltou.

O secretário afirmou que a situação é de restrição e todos os órgãos do governo que envolvam recursos hídricos estão juntos. "A ordem é priorizar o consumo humano. Os agricultores do Alto Tietê precisam regularizar sua situação para que eu consiga fazer um planejamento, punir os gastões e, assim, amenizar a perda dos pequenos agricultores e fazer uma distribuição justa. "A partir da semana que vem me comprometo em enviar agentes da secretaria, juntamente com agentes do Daee, para procurar os agricultores do Alto Tietê e ajudá-los com o processo de outorga", destacou Jardim.

Gondim sugeriu que a secretaria faça uma reunião em Mogi. "Não quero que os 5 mil produtores percam seu sustento. Entendo a postura do governo, mas esses agricultores não podem ser prejudicados", concluiu.

lcgondim@al.sp.gov.br

alesp