Secretário do Emprego e Relações do Trabalho comparece à Assembleia

José Luiz Ribeiro e técnicos dizem que ações acontecem, apesar do baixo orçamento da pasta
26/08/2015 19:21 | Da Redação: Keiko Bailone Fotos: José Antonio Teixeira

Compartilhar:

Barba na presidência dos trabalhos da Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174744.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Helder Bovo, ao microfone, Márcio Camargo, Ricardo Madalena, Alexandre Pereira, José Luiz Ribeiro (secretário), Barba, Roberto Morais e Ramalho da Construção <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174745.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Assessores técnicos da SERT acompanham os trabalhos da comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174746.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> Roberto Morais, ao microfone, pergunta sobre o orçamento da SERT  <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174747.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a> José Luiz Ribeiro, secretário de Emprego e Relações do Trabalho <a style='float:right;color:#ccc' href='https://www3.al.sp.gov.br/repositorio/noticia/N-08-2015/fg174748.jpg' target=_blank><i class='bi bi-zoom-in'></i> Clique para ver a imagem </a>

Em audiência na Comissão de Administração Pública e Relações do Trabalho nesta quarta-feira, 26/8, o secretário estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert), José Luiz Ribeiro, optou por delegar à sua assessoria técnica a exposição dos programas e problemas que hoje afrontam a pasta. E, ao final, acabou recebendo, espontaneamente, a solidariedade dos membros da comissão, formada por três ex-sindicalistas " o presidente da comissão, Barba (PT), Ramalho da Construção (PSDB) e Davi Zaia (PPS).

Além deles, os demais deputados presentes, Ana do Carmo (PT), Roberto Morais (PPS), Ricardo Madalena (PR), Márcio Camargo (PSC) e Alexandre Pereira (SD) mostraram-se dispostos a colaborar para que a Sert consiga superar alguns problemas pontuais apresentados pelos assessores. Helder Bovo, coordenador de operações, por exemplo, destacou que os servidores encaminhados pelas prefeituras para as frentes de trabalho da Sert são sempre nomeados pelos prefeitos, mas muitos não têm a devida qualificação. Ana do Carmo concordou com o manifesto de Barba, Ramalho da Construção e Alexandre Pereira para justificar que esses trabalhadores têm de ser os mais qualificados para atender e servir bem à população. Foi também Helder Bovo quem sugeriu aos deputados a criação do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Estado de São Paulo.

Desemprego e qualificação

Ribeiro informou que o orçamento da Sert, de R$ 110 milhões, é o segundo menor do Estado, sendo que São Paulo tem índice de desemprego maior que outras regiões do país. Somente em 2014, mais de um milhão de pessoas deram entrada ao seguro-desemprego. Ramalho da Construção acrescentou que só na área da construção civil, o número de desempregados chega a quase 1,5 milhão de pessoas e indagou dos programas de qualificação e microcrédito da Sert.

Ao discorrer sobre as ações da coordenadoria de Políticas de Emprego e Renda, Pedro Nepomuceno Filho lembrou que a qualificação profissional, em momentos de crise econômica como a que atinge o país e o Estado, é a saída para reaproximar o trabalhador da vaga. Segundo ele, em 2014, mais de 18 mil pessoas passaram pelos programas de qualificação. Citou outros dados: 32.525 mil pessoas colocadas no mercado de trabalho e 654 mil carteiras profissionais emitidas. Reiterou, entretanto que, apesar das vagas que surgem no mercado, a qualificação é o grande entrave para a recolocação do desempregado.

Sobre o microcrédito, Marcos Wolff, coordenador de Políticas do Empreendedorismo e Banco do Povo Paulista, esclareceu que à taxa de 0,35% ao mês, somente em 2014, o Banco do Povo liberou empréstimos no valor de 221 milhões de reais. "Mas, o maior problema do banco é a inadimplência; portanto, nosso objetivo é o pequeno empreendedor", afirmou Wolff.

Ao final da reunião, o deputado Márcio Camargo apelou a Ribeiro para que intercedesse sobre a demissão de 800 funcionários da metalúrgica Delphi, situada em Cotia há 25 anos. O secretário disse que já havia entrado em contato com os diretores dessa multinacional, "porém, eles se mostraram insensíveis".

alesp